Curso introdutório para equipes de saúde da família inicia em Palmitos

Profissionais que formam as equipes da Estratégia Saúde Família (ESFs) de Palmitos, Cunha Porã, Caibi e Cunhataí, iniciaram nesta terça-feira (13), o curso introdutório para equipes de saúde da família. A capacitação, que será realizada quinzenalmente nas terças e quartas-feiras no auditório da prefeitura de Palmitos, está agendada até dezembro. A ação é uma promoção da Escola de Saúde Pública de SC (ESP/SC), Amerios, Gerências Regionais de Saúde em parcerias com as secretarias municiais de saúde (SMSs) dos municípios envolvidos.

A proposta desta capacitação é acompanhada pela comissão de integração ensino/serviço (CIES) das macrorregiões 2 e 3 de Santa Catarina. Entre os principais objetivos estão compreender os princípios e diretrizes básicas da Estratégia Saúde da Família e ampliar a o entendimento das transformações na área da saúde, construindo o conhecimento do cuidado à família em um meio coletivo. O prefeito Norberto Paulo Gonzatti, que participou da abertura do curso, lembrou que a capacitação dos profissionais é fundamental para a qualificação de sua atuação na promoção e cuidados com o bem estar da comunidade.

O curso é dividido em quatro módulos que abrangerão os temas: atenção básica no contexto das políticas públicas de saúde; atuação interdisciplinar e participação popular; processo de trabalho das equipes; e organização dos sistemas locais de saúde. Serão 88 horas/aula, sendo 72 horas de concentração e 16 horas de dispersão.

Unidades básicas do município atenderão nas terças e quartas-feiras de forma adaptada até dezembro

As cinco equipes da Estratégia Saúde Família de Palmitos participarão da capacitação. Os grupos serão dividos em dois grupos: Para a Turma Um, formada pelas Estratégias da Saúde da Família 3, 4 e 5, a equipe da UBS do Centro, o curso será sempre nas terças-feiras, nos dias 13  e 27 de setembro; 4, 18 e 25 de outubro;  8, 22 e 29 de novembro e 6 de dezembro. Já para a Turma Dois, composta pelas ESFs 1 e 2, equipe do bairro, a capacitação será sempre nas quartas-feiras, nos dias 14  e 28 de setembro; 5, 19 e 26 de outubro; 9, 16 e 23 de novembro e encerra no dia 7 de dezembro.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do centro e do bairro trabalharão com as equipes de profissionais adaptadas nas datas em que o curso será aplicado.  Nos dias em que ocorre a capacitação as unidades de saúde funcionarão com os seguintes profissionais: médico, enfermeira, técnica e responsável pela farmácia para atendimento básico.

Publicado por: Assessoria de Comunicação e Imprensa – Prefeitura Municipal de Palmitos
Jornalista Responsável: Rosângela Freitag -|MTb/SC 03142 JP|