Horta medicinal é concebida no Avelino Alves Triches

O Núcleo Educacional Municipal Avelino Alves Triches da Lª Passarinhos procura trabalhar projetos em prol do Meio Ambiente. Este ano, com o apoio da EPAGRI e sobe orientação de NERI OTTO e IVETE TRICHES, a escola está implantando a Horta Medicinal.

A diretora da Escola Salete Rodrigues explicou que o objetivo principal desse projeto é colocar para os nossos alunos e familiares o resgate e a difusão de uma tradição milenar e consagrada sobre o poder curativo das plantas. Sendo assim “mostrar que muitas vezes temos ao redor de casa o remedinho para aquela dor de dente, dor de barriga, febre, garganta, tosse e muitas outras, dos quais nossos antepassados muito usavam e que dava resultado sem custo algum.”

O espaço foi organizado com a ajuda dos professores, alunos e membros da APP (Associação de Pais e Moradores). Está se plantando várias espécies que servem tanto para culinária como para prevenir ou amenizar vários tipos de doenças.

No decorrer deste projeto também foi realizada na escola uma palestra com Irinice Zittlau de Sordi (Nice), conhecedora das plantas medicinais. O intuito foi mostrar aos nossos alunos o valor medicinal de cada espécie e como fazer uso das mesmas.

As equipes que estão trabalhando consideram a ideia bem interessante pois ajuda a resgatar um pouco da cultura dos nossos antepassados. Lembrando que esta proposta vem entatizar um dos objetivos propostos dentro da Agenda 21 – outro projeto desenvolvido na escola.

 

Publicado por: Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Palmitos
Jornalista Responsável: Ediane Zanella
(49) 8824-0709   (49) 3647-9600