Ensaios de dança da Terceira Idade em Palmitos

Neste dia 17 de outubro aconteceu mais um ensaio de dança do grupo da Terceira Idade do centro de Palmitos. Os ensaios são feitos todas as quarta-feiras, às 10:00 no Centro de Idosos Esperança. O trabalho realizado em grupo é cooperativo, possibilita maior entrosamento, facilita a socialização e o enriquecimento das relações interpessoais.

A coordenadora dos grupos de idosos de nosso município Roselei Maria Bernardi Reinheimer explicou sobre os benefícios da dança sênior: “o aprendizado das coreografias trabalha a atenção, concentração, percepção, lateralidade, ritmo, memória recente, orientação espacial, estimulando diversas habilidades psicomotoras e cognitivas”.  Além de promover um trabalho motor com progressivo condicionamento físico associado à sensação de satisfação física e emocional.

A coordenadora também trabalha danças sentadas com todo o grupo. São danças em que se movimenta pernas, pés, braços, mãos, tronco sem precisar colocar o seu peso sobre as pernas. Esta dança é específica para aqueles que possuem limitações físicas.

“Dispomos as cadeiras em círculo, ensinamos as coreografias e os participantes podem usufruir os benefícios da Dança Sênior como os outros. São utilizadas para idosos ou pessoas que têm dificuldades de movimento com os membros inferiores”, declarou a coordenadora.

Por meio das aulas os idosos desenvolvem capacidades individuais como mobilidade, flexibilidade, agilidade, resistência, equilíbrio estático e dinâmico, coordenação motora influindo positivamente sobre o sentimento de auto-estima e eficácia.

Publicado por: Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Palmitos
Jornalista Responsável: Ediane Zanella