Palmitenses na 15ª Itaipu Rural Show

Na quinta-feira, dia 24 de janeiro, um grupo de produtores rurais de Palmitos visitou a 15ª Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho. O grupo de 48 pessoas adveio das seguintes localidades: Linha Santa Catarina, Linha Nossa Senhora de Fátima, Linha São Gotardo, Linha Maria Goretti, Linha Central, Linha Santa Terezinha, Linha Santo Antão, Linha Fantim, Linha Progresso, Linha Passarinhos, Linha Alegre, Bairro Santa Terezinha, Distrito de Diamantina e centro de Palmitos.

A exposição-feira Itaipu Rural Show é a maior no âmbito de difusão tecnológica do agronegócio no sul do país. É uma feira voltada ao pequeno e médio produtor rural. Aconteceu de 23 a 26 de janeiro e recebeu cerca de 40 mil visitantes.

No dia 24, em que o grupo Palmitense fez a visitação, aconteceu o II Seminário Itaipu de suinocultura, orientações técnicas nos setores de avicultura, suinocultura, bovinocultura leiteira (pastagens, irrigação, nutrição e reprodução), horticultura, cereais e plantas medicinais. Além disso, palestras sobre técnicas de ordenha e qualidade do leite, oficina de enxertia e poda verde de frutíferas e julgamento de animais jovens da raça Jersey também foram expostos.

Para Isolde Lange e seu filho Lucas, da Linha Central, a feira apresenta algo novo a cada ano, como no caso da plantação orgânica, em que Isolde demonstra interesse. Lucas se encantou com a tecnologia das máquinas agrícolas expostas no local. Já Marlene e Romildo Trebien são um casal da Linha Central, que têm 17 vacas em casa, e já possui máquina de ordenha, o que lhes garante a venda de cerca de 5000 litros por mês. Para estes, a feira tem significado quanto à informação preventiva a respeito de bactérias que podem entrar no leite e prejuízos nas vacas.

Enquanto alguns participaram das palestras, Terezinha Quinot, da Linha São Gotardo, relatou a feira de uma forma diferente. No local foi disponibilizado espaço para maquiagem, manicure e cabeleireiro, o que fez com que Terezinha tivesse, pela primeira vez, tratamento estético profissional.

Além disso dois Palmitenses participaram do Concurso do Leite em metro, tendo que tomar meio litro de leite no menor tempo possível. Vilimar Weber, do Distrito de Diamantina ficou em primeiro lugar e Henrique Zanella, do centro, em segundo.

Publicado por: Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Palmitos
Jornalista Responsável: Ediane Zanella