Prefeito Norberto e Secretários de Saúde da AMERIOS visitam NUPAI

No dia 20 março o Colegiado de Secretários Municipais de Saúde da microrregião da AMERIOS – Associação dos Municípios do Entre Rios (17 municípios participantes) reuniu-se em Palmitos. O assunto do encontro foram as questões pertinentes à Saúde Pública dos Municípios da AMERIOS.

Pela manhã aconteceu uma reunião encabeçada por Sidnei Bellé – Secretário de Saúde de Caibi e Vice-Presidente do COSEMS – Conselho de Secretaria Municipal de Saúde de Santa Catarina.

À tarde os profissionais visitaram o “Lar dos Idosos” – Núcleo de Profissionais Amigo do Idoso (NUPAI). A entidade atende pessoas a partir de 60 anos, e articula ações em defesa dos direitos, da prevenção, e apoio às famílias da pessoa idosa.

A realidade do NUPAI

O NUPAI atende atualmente sete idosos. De acordo com a enfermeira responsável Adeliza Fogassi Balhejos neste local “acontecem atividades conforme o gosto e a disponibilidade de cada idoso. Alguns frequentam grupos de idosos, outros jogam bola, assistem televisão, mas sempre acompanhados por profissionais, o que os deixa bastante seguros e acolhidos. Todos daqui estão bem adaptados, e gostam muito de ficar no Lar, porque o ambiente familiar realmente é inserido neste cotidiano” esclarece.

A equipe técnica tem remuneração, trabalha e desenvolve atividades por período integral, por tempo indeterminado, e é responsável por todo o atendimento do dia a dia com o idoso. A equipe é formada por: Adeliza Bahejos Fogassi, responsável técnica; Zenaide Wenzel, técnica de enfermagem; Elzira Franken, técnica de enfermagem; Janete Noetzold, técnica de enfermagem; Íris Hening, técnica de enfermagem; Cristina Memlak, cuidadora; Rosa Konopatzki, cuidadora; Isolane Strapasson, cozinheira; Vanda Rosa Mikolaiczk, cozinheira; Idalina Pifer, serviços Gerais e Sirlei de Fátima de Assis, serviços Gerais; Os associados não são remunerados e além de contribuírem com anuidade, ajudam na realização dos eventos, cada um com suas aptidões profissionais.

Paulino Parisotto, tesoureiro do NUPAI, afirmou que: “aqui estes idosos têm a identidade respeitada, são estimulados ao convívio, o que é melhor do que ter apenas um profissional que atende só no domicílio”.

De acordo com Iolete de Jesus, Presidente do NUPAI “a maior dificuldade é financeira. Para o funcionamento da entidade, foram necessários muitos ajustes nas instalações. Dessa forma o 2.° piso está  em condições de atendimento, porém o 1.º piso ainda precisa de reformas. Outra dificuldade se dá no uso do elevador”. Iolete esclarece ainda que a diretoria é composta por voluntários, que têm suas profissões paralelas. A proposta de trabalhar com profissionais de nível superior dá-se em função de que, como fazem parte de um conselho profissional, estão constantemente sendo cobrados.

A visita ao NUPAI

A presença dos secretários da AMERIOS e das lideranças municipais nesse dia 20 de março foi de suma importância para o NUPAI, considerando que esses líderes são formadores de opinião e puderam observar o trabalho pioneiro, voluntário e de grande relevância social que a entidade presta para a região do Oeste de Santa Catarina.

Neste encontro a Secretária da Saúde de Palmitos Tânia Henchen informou que, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, está se disponibilizando ao NUPAI, um educador físico, que irá trabalhar em conformidade com a necessidade. Tânia citou ainda, que já visitou outras casas de cuidado com idosos, algumas mais luxuosas e outras mais simples, e percebeu que, em todas, os moradores estavam felizes. E é assim que ela deseja que seja o futuro da nossa comunidade.

O Presidente da Câmara de Vereadores Volmar Gandolfi afirma que este “é um projeto da nossa comunidade, da nossa região, da nossa sociedade, no qual precisamos apoiar, com repasse de recursos, para fortalecimento.”

O Prefeito de Palmitos e Presidente da AMERIOS Norberto Paulo Gonzatti explanou aos presentes que tudo começou numa semente, ainda no primeiro ano de seu governo (2009), chamado de “Lar Dia”. Este tinha como ideia funcionar semelhante a uma creche. Mas após um estudo aprofundado, foram levantados custos e locais para que se abrigasse estas pessoas por período integral. “Enquanto gestor e administrador admiro os colaboradores do NUPAI, porque acredito que foi muito importante abrir este espaço, oportunizado em favor da comunidade, sabendo da grande capacidade destes profissionais. Acredito também que, com a divulgação positiva das atividades, mais apoio de empresas, instituições e pessoas físicas virão” declara o Prefeito.

O município de Palmitos, através de investimentos públicos e privados, por meio de doações, tem muito a receber, tanto na empregabilidade de pessoas, como no aumento de renda. E se almeja que Palmitos, com esta oportunidade, possa ser mais uma referência em atendimento de pessoa idosa na nossa região.

Publicado por: Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Palmitos
Jornalista Responsável: Ediane Zanella