Palmitenses participam de Seminários Nacional e Estadual de Agroecologia

Aconteceu em Brasília – DF, nos dias 8 e 9 de maio, o Seminário Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica – garantia de renda, saúde e sustentabilidade, promovido pela Frente Parlamentar Mista pelo Desenvolvimento da Agroecologia e da Produção Orgânica, coordenado pela Deputada Federal Luci Choinacki (PT/SC).

O objetivo foi inserir a Agroecologia e a Produção Orgânica no centro do debate das políticas públicas, nas três esferas dos poderes executivo e legislativo. Este contou com debates sobre desenvolvimento na perspectiva da sustentabilidade, apresentação do PLANAPO (Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica): perspectivas e desafios, Soberania e Segurança Alimentar e Saúde Pública e apresentação de experiências em agroecologia de todas as regiões do Brasil. As ações culminaram com a elaboração e aprovação da Carta de Brasília sobre Agroecologia. Participaram neste encontro Palmitenses representantes do Sindicato Rural, Cooperd’água, vereadores, Prefeito e nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde.

Já nos dias 23 e 24 de maio aconteceu em Pinhalzinho SC, o VI Seminário Estadual de Agroecologia, que teve a participação de mais de 2,5 mil pessoas e contou com palestras, oficinas, visitas técnicas, feira de saberes e sabores, debates e experiências Agroecológicas.

Com o tema: “Semeando possibilidades, colhendo novas realidades” obteve-se como resultado um manifesto que apresenta pautas e desafios da agroecologia em SC, resultado da discussão entre agricultores e agricultoras, estudantes, professores, agentes públicos, pesquisadores, técnicos, extensionistas, sindicatos, movimentos sociais e organizações afins, oriundos de mais de 220 municípios de diversas regiões de Santa Catarina e de outros Estados, este documento contem 20 ações e políticas fundamentais à Agroecologia, e pode ser acessado em: http://seagroecologia2013.blogspot.com.br/p/manifesto.html.

Este teve a participação de representantes dos agricultores, Cooperd’água, vereadores, Epagri, bem como a Nutricionista da Secretaria de Saúde e técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura.

Publicado por: Helfer Produções Assessoria de Imprensa

Prefeitura de Palmitos