Novembro azul nas escolas alerta para violência no trânsito

O calendário de atividades da campanha “Novembro Azul” em Palmitos concluiu mais uma fase. Nos dias 18 e 19 de novembro a coordenadora da campanha, bioquímica Gabriela Valdameri e o Comandante da Polícia Militar de Palmitos, Sargento Gilson José Guerini visitaram as escolas do Ensino Médio e a Fap (Faculdade de Palmitos). Nos encontros foi conversado com os alunos sobre ações de conscientização acerca da violência no trânsito.

Gabriela explica que a escolha do tema foi focada nos jovens e que resultou de uma pesquisa ao site do Ministério da Saúde, acerca dos principais índices de mortalidade no Brasil. “Encontramos estatísticas de que no Brasil a segunda causa de morte, da faixa etária dos 20 aos 29 anos, são os ATTs (acidentes de trânsito terrestres) com 11,27%. Observamos ainda que este dado apresentou maior taxa específica de morte na região Sul do Brasil com 41,1 óbitos/100mil habitantes” justifica a bioquímica. Gabriela afirma que “é importante levantar outras questões que envolvem a saúde do homem, cada vez de forma mais precoce, como os acidentes de trânsito, muitas vezes causados pela combinação de álcool e direção” declara.

O Sargento Guerini buscou em suas falas, sensibilizar os jovens acerca dos perigos e danos que os acidentes do trânsito podem causar ao individuo e sua família, já que os acidentes também se constituem num grave problema de saúde pública. São cerca de 3000 mortes no trânsito ao mês em Santa Catarina, números contabilizados somente das mortes ocorridas no local do acidente, sem contar as mortes após o evento, ou as pessoas que ficaram incapacitadas ou com sequelas.

A Secretária Municipal de Saúde Tânia Henchen acredita que a orientação, através de explicações e exemplos como este, é a melhor forma de conscientizar os jovens, escutar suas dúvidas e torná-los mais preparados frente a situações de vulnerabilidade, que possam gerar algum risco.

Publicado por: Helfer Comunicação

Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Palmitos