Bateria em Palmitos: evento social reuniu famílias e arrecadou doações

                Na data de 28 de junho Palmitos passava por momentos de tensão. Chuvas torrenciais atingiram toda a região, desde o Meio-Oeste Catarinense, causando alagamento nas áreas com população ribeirinha. Em meio ao desespero foi preciso reunir o máximo de ajuda possível. Foi aí que um evento, previamente agendado, passou a ser fundamental nesta operação.

                Dione Alex Veroneze, conhecido como Bateria, é um jogador de futsal, que hoje vive na Espanha, mas cresceu em Palmitos. O atleta vem fazendo um trabalho chamado de “Clínica do Bateria”, com o objetivo de contar sua história e interagir com crianças de várias cidades. O sucesso deste projeto deu muito certo e Bateria decidiu promovê-lo em Palmitos, sua cidade do coração. Mas exatamente na data de 28 de junho de 2014, a chuva veio.

                O que não interferiu no sucesso do evento. O desfile da manhã pela cidade, precisou ser cancelado, em função da chuva. Mas à tarde, o Ginásio Municipal Sigisfredo Norberto Resener ficou cheio de crianças esperançosas para conhecer o ídolo. Já à tarde, os pais que vieram participar do evento, trouxeram muitos donativos.

 

Projeto Social “Clínica do Bateria”: mais de 200 crianças e adolescentes participaram

                O evento iniciou às 16:30 – após os pênaltis do jogo Brasil/Chile. Foi realizada a confirmação das inscrições e feita a distribuição de uma camisa do Bateria a cada inscrito. Mais de 200 crianças e adolescentes entraram em quadra para conhecer/rever/aplaudir Bateria. O Vice-Prefeito José Roberto Gomes falou de sua satisfação em ver o interesse de todos pela atividade. Também usou da palavra, o ex-jogador de futebol de campo, Luiz Carlos Dacroce, que contou um pouco sobre sua carreira. “Passei pelos times do Internacional, América, Fluminese, Seleção Brasileira Sub-20 e depois fui para Portugal e por fim Grécia. Muitos sonhos realizado e hoje histórias para contar”. Outras presenças importantes marcaram presença: os professores “Cigano” e “Serginho”, profissionais que trabalharam com Bateria em outras épocas.

                Quando Bateria entrou em quadra, o sucesso foi absoluto, as crianças se agitaram muito. Bateria começou seu discurso com um vídeo de alguns gols de sua carreira. As crianças nem piscavam, quando, num ato inesperado, o atleta sentou-se no meio delas, no chão da quadra de futsal. A tarde prosseguiu com os desafios da profissão esportiva. Muito carismático, Bateria falou do início da carreira e dos tantos títulos. Após, foi surpreendido por uma homenagem feita pelos pais Neusa e Valmor, que emocionou a todos.

                Na sequência, os professores da Comissão Municipal de Esportes auxiliaram na divisão das crianças e adolescentes inscritos para, formar times e poder jogar com o craque. Depois de muitas partidas e gols chegou a hora das fotos e autógrafos.

 

Partida da solidariedade: Amigos do Bateria x AAPF/CME Palmitos/BIASI

                Um evento acabou emendando no outro, o que foi ótimo para dinamizar o dia. O Prefeito Norberto Paulo Gonzatti agradeceu a presença da comunidade e principalmente as doações feitas. Às 19:30 foi realizada uma partida de futsal, onde o maior objetivo foi marcar um gol pela solidariedade. Para este evento, foi solicitado à população que trouxesse donativos para os atingidos pelas chuvas. Um número muito grande de pessoas acolheu o pedido e tornou a campanha um sucesso.

                Em quadra, o time de Palmitos – que atualmente disputa a Taça Ric – foi representado por João Paulo, Jardel Martini, Maycon Kolling, Maycon Luiz, Leonardo Fabonatto, Feliepi Lazzari, Rafael Prates, Pietro Rigoni, ALnecar Staudt e Clóvis Colla, com o Técnico Décio. O time “Amigos do Bateria” foi formado pelos atletas: Bateria, Dyego Zuffo (Barcelona), Maizena e Camargo (Atlântico/Erechim), Pizzeta (Itália), Bedin e Rafa (São Miguel), além dos ex-atletas Serginho, Marquinhos e Issi. O time foi comandado pelo treinador Cigano, do Atlântico/Erechim, campeão Sul-Americano de Futsal na atual temporada.

                O resultado da partida foi 7×3 para o time de fora, resultado este que ficou em segundo plano, se comparado ao objetivo do jogo: “reunir amigos e confraternizar, e ainda poder recolher mantimentos para quem precisa. Foi a realização de mais um sonho. Espero ter contribuído, de certa maneira, com a educação dessas crianças. Só tenho a agradecer também aos amigos, familiares e apoiadores do jogo beneficente. Juntos, certamente, fomos solidários às pessoas atingidas pela enchente” declarou Bateria.

 

A trajetória do atleta

                Dione Alex Veroneze, Bateria, começou a carreira no futsal ainda com 6 anos, na cidade de Palmitos (SC). Hoje, embora jovem, soma mais de 15 anos de carreira e bem sucedidas experiências. Após passar por clubes do Oeste Catarinense e integrar a equipe de Joinville, uma das maiores do futsal nacional, Bateria deixou o Brasil rumo à Europa, no segundo semestre de 2011 para defender o Inter Movistar, na Espanha.

                Com todo talento, habilidade e personalidade, Bateria logo começou a fazer história no cenário mundial. Antes mesmo de se transferir ao futsal da Espanha, o jovem foi convocado, em 2010, para defender e conquistar o Campeonato Sul-Americano pela Seleção Brasileira de Futsal sub-20. Já em 2013, Bateria chegou a Seleção Brasileira principal. O talento do craque contagiou o povo brasileiro e o país se tornou campeão do Grand Prix de Futsal.

                Na Espanha, Bateria é referência na equipe do Inter Movistar e ídolo da torcida. Entre os títulos estão o Trofeu de Cervantes e a Supercopa da Espanha. Também se tornou uma das cinco revelações do futsal mundial, eleito pela Revista Futsal Planet, e foi o artilheiro da Máquina Verde na última edição do Campeonato Espanhol.

                Bateria nasceu em Iporã d’Oeste (SC) e afirma que Palmitos é sua cidade de coração. “Foi neste município que dei os primeiros passos rumo ao esporte. Foi na CME que encontrei meus amigos e parceiros e tenho muito a agradecer a todo apoio que recebi” declara o atleta. Sobre o evento Bateria afirma que esta é uma forma de interação, de troca, com bastante dinâmica. Na palestra ele irá falar sobre sua trajetória e os “nãos” que já levou, para deixar bem claro que foi preciso muita determinação e coragem para seguir neste rumo.

Clubes: AAPF de Palmitos (SC – BRA), AABB de Chapecó (SC – BRA), Joni Gool (São Miguel do Oeste – SC – BRA) Krona Futsal (Joinville – SC – BRA), Inter Movistar (Madrid – ESP).

Títulos:

2009 – Campeão Catarinense – Krona; Vice-campeão Sul-Americano de Clubes – Krona; Campeão Copa Gramado – Krona e Campeão Copa Aquarius – Krona.

2010 – Campeão Catarinense – Krona; Campeão Sul-Americano Sub20 – Seleção Brasileira.

2011 – Supercopa da Espanha – Inter Movistar Trofeu de Cervantes – Inter Movistar

2013 – Campeão Grand Prix de Futsal – Seleção Brasileira

2014 – Campeão da Copa da Espanha (Autor do gol do título) – Inter Movistar

2014 – Campeão da Liga da Espanha 2013/2014

 

                Para Bateria foi muito importante voltar a Palmitos “e passar algo do que aprendi durante esse tempo, ver a alegria e o carinho das crianças é um sentimento que vou levar pra sempre comigo. E claro, sem esquecer das pessoas que conseguimos ajudar, devido às enchentes, com a arrecadação de mantimentos. O apoio de Palmitos sempre foi muito importante na minha carreira e espero poder realizar mais eventos como este para devolver o carinho e apoiar o Futsal que sempre rendeu muito frutos para a cidade. Obrigado Palmitos!” afirmou o craque.

 

                 A Administração de Palmitos, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, agradece a todos que doaram e participaram deste evento único e inédito em nosso município. Por mais que as condições climáticas tenham prejudicado muitas famílias, todo esforço é válido para reconstruir os sonhos, tema do evento de Bateria em Palmitos: “O sonho é maior que tudo!”

 

Ediane Zanella

Departamento de Jornalismo e Marketing – Helfer Comunicação

MTB/SC 0004865

(49)3647-2391