Culto Ecumênico marca abertura do Outubro Rosa em Palmitos

Com a chegada do mês de outubro, mais uma vez se inicia o ativo processo de orientação e prevenção contra o câncer de mama. A campanha “Outubro Rosa” deste ano em Palmitos, prevê alcançar muitas mulheres, no objetivo de tornar o autoexame e a busca por informações, uma rotina.
A campanha teve sua abertura no município, no dia 03 de outubro, com um culto ecumênico na Igreja Católica São Judas Tadeu, realizado pelo Padre Irineu Paulo Paetzold e pela Pastora da Igreja Evangélica Clarise Holzschuh. As voluntárias e participantes da diretoria da Rede Feminina de Combate ao Câncer, auxiliaram na realização desta celebração, com cantos, liturgia e distribuição de pão aos presentes.
Durante a celebração várias preces foram solicitadas, inclusive a prece da voluntária. Os oradores Pastora Clarice e Padre Irineu, em suas falas, trouxeram à tona a realidade do câncer e a necessidade da compreensão, do amor e da ajuda da família, nesta luta.
Dentro da programação do “Outubro Rosa” em Palmitos, está a iluminação e decoração de fachadas de lojas e estabelecimentos. De acordo com a Presidente da Rede Feminina de Palmitos, Silvane Schafer, de 13 a 18 de outubro será realizada a “semana D” para coleta do exame citopatológico do colo de útero e encaminhamentos para realização de mamografia. O horário de atendimento da Rede Feminina será das 07h30min às 11h30min e das 13h às 17h e no sábado com agendamento.
Na semana seguinte, de 20 a 24 de outubro acontecerá o projeto “educação em saúde na escola”, nas escolas do município, para alunos de ensino médio. Nestes encontros haverá orientações de prevenção do câncer de mama, colo de útero e HPV. O encerramento da campanha se dará no dia 27 de outubro, com uma palestra motivacional na Associação da Cooper A1, com Luiz Antônio da Silva. O movimento popular é internacional, e é comemorado em todo o mundo.
O nome da campanha remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), as formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico da mama e a mamografia.

 

Ediane Zanella

Departamento de Jornalismo e Marketing – Helfer Comunicação

MTB/SC 0004865

(49)3647-2391