Produtores de Palmitos são capacitados para emitir a GTA

Nos dias 16 e 17 de março foi realizado um curso de e-GTA – emissão de Guia de Trânsito Animal, nas dependências da UDESC, em Palmitos. O curso foi realizado por meio de uma parceria entre o Sindicato dos Produtores Rurais de Palmitos, SENAR, Secretaria de Agricultura do município e CIDASC. O curso foi ministrado por uma instrutora do SENAR e contou com 18 produtores, sendo totalmente gratuito e totalizando oito horas de duração.

O objetivo foi “capacitar os produtores locais para realizar a emissão do GTA em suas propriedades, diminuindo despesas e agilizando o processo de compra e venda de animais” explicou o presidente do Sindicato e secretário de agricultura, Luiz Antônio Cavalleri. A e-GTA é um documento oficial para movimentação de animais vivos, ovos férteis e outros materiais de multiplicação animal em todo território nacional.

Conforme o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina – Faesc, José Zeferino Pedrozo “Santa Catarina é um dos primeiros Estados brasileiros a adotar o sistema de emissão eletrônica da Guia de Trânsito de Animais, isso representa uma inovação tecnológica para a defesa sanitária do Estado”.

A e-GTA está ancorada no sistema de gestão da defesa agropecuária, o SIGEN. A iniciativa atende a Instrução Normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento nº 19, de 03/05/2011. A implantação em Santa Catarina permite que o criador, previamente cadastrado, acesse o sistema da Cidasc via internet e requeira a emissão da Guia de Trânsito. Assim, o produtor rural não precisa mais se deslocar até o escritório da Cidasc para solicitar o documento. O novo sistema também está integrado com a plataforma de gestão agropecuária do Governo Federal.

Ediane Zanella

Departamento de Jornalismo e Marketing – Helfer Comunicação

MTB/SC 0004865

(49)3647-2391