Escola Rudolpho Walter Schreiner de Palmitos promove projeto de leitura com humor

Alunos do 5º Ano matutino do Núcleo Educacional Municipal Rudolpho Walter Schreiner, de Palmitos, vem trabalhando o projeto: “pesquisar, ler, escrever e rir…” com as professoras Rosali Harz e Rosimeri Rossi. O projeto visa motivar a leitura, a escrita e a interpretação de pequenos textos de humor, para que haja melhoramento na aprendizagem.

As professoras explicam que o projeto surgiu após a constatação do interesse dos alunos por textos humorísticos, no ensaio e apresentação de uma peça teatral. E devido à falta de interesse pela leitura e escrita de textos convencionais, da maioria dos alunos, optou-se por textos curtos e humorísticos, como piadas, para buscar maior interesse dos alunos.

Além do efetivo trabalho na escola, os alunos concorrem a prêmios no final de cada mês. São classificadas três piadas, respeitando vários critérios. A escolha fica a cargo dos alunos do 4º e 5° anos vespertino, professores e direção da escola. A diretora Claudete Martini explica que os prêmios são recolhidos no comércio pelas professoras responsáveis e agradece o Super Mercado Valdameri, a Agropecuária Vapal e a Prefeitura Municipal, pelos prêmios já doados.

Classificados do mês de Agosto:

1º Lugar – Kauã Augusto Crespon Ferreira.

2º Lugar – Luana da Silva.

3º Lugar – Vitória Regina Fagundes Tolfo.

Classificados do mês de Setembro:

1º Lugar – Suyane Steffens Mior.

2º Lugar – Vitória Regina Fagundes Tolfo.

3° Lugar – Luana da Silva.

A Cada mês são selecionadas cinco piadas por aluno, que no final do ano serão juntadas e transformadas em um pequeno livro, que ficará à disposição na biblioteca da escola para leitura. A leitura é um caminho onde se pode viajar sem sair do lugar, e o texto com humor faz o leitor respeitar a ortografia e rir, remédio para muitas doenças, segundo alguns médicos.

Ediane Zanella

Departamento de Jornalismo e Marketing – Helfer Comunicação