Grupo de idosos visitadores de Palmitos

Palmitos investe no ser humano com o projeto “Idoso Visitador”

Um “dedo” de prosa é tão importante quanto um remédio.

 

Nos últimos anos, mudanças significativas aconteceram na política de assistência social de Palmitos. O foco do trabalho deixou de ser o atendimento dos benefícios eventuais, como a entrega de um bem material. Hoje trata-se de uma política pública, garantida em Lei, que oferta serviços, ou seja, atendimento por equipe de trabalhadores – assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, educadores sociais – que desenvolvem um trabalho social com as famílias, prevenindo situações de violação de direitos e rompimento de vínculo familiar.

Inovar na oferta de serviços foi o objetivo da criação do projeto Idoso Visitador, da Secretaria Municipal de Assistência Social, sendo executado pelo CRAS – Centro de Referencia de Assistência Social durante o ano de 2014. Projeto em que os idosos visitadores atuam como agentes sociais no serviço de proteção social básica no domicilio. O idoso agente social passa a ser uma referência ao idoso visitado.

De acordo com a responsável pelo planejamento e capacitação da equipe e dos idosos no município, assistente social Roselaine Klaus Camatti, o projeto está se tornando uma alternativa importante na execução de serviços para a pessoa idosa. “O projeto, que faz parte do Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio a pessoas com deficiência e idosas, vem trazendo benefícios a todos os envolvidos. Iniciamos com o projeto em 2013 no município de Pinhalzinho, quando trouxe excelentes resultados. Palmitos também procurou esse caminho e hoje o Idoso Visitador é realidade aqui e em muitos outros municípios de Santa Catarina” declarou Roselaine. 

Através da seleção de idosos no município, com perfil para o projeto, o CRAS realizou uma capacitação para que as visitas pudessem ser realizadas. Conforme a Secretária Municipal de Assistência Social Andreza Slomski, “o projeto mostra o compromisso da secretaria com os idosos, principalmente aqueles que, por algum motivo, não conseguem mais participar dos grupos de idosos em encontros regulares. Ir até esses idosos e levar alegria, convivência e amizade é a marca do Idoso Visitador”.

Estimular essa convivência e fortalecer os vínculos entre pessoas do mesmo ciclo etário tem tornado o projeto Idoso Visitador adorado por quem realiza as visitas e também por  aqueles que a recebem. Todo o projeto é acompanhado pela equipe técnica do CRAS que orienta a acompanha as atividades dos idosos visitadores. Soeli Hoppe, assistente social que atua no projeto lembra: “O Idoso Visitador gerou muita expectativas em todos nós e hoje podemos comemorar os resultados, participar do projeto é importante para o idoso que recebe a visita, mas não podemos esquecer que também é importante para quem a faz. Ele tem resultados positivos em toda sua execução”.

A inserção dos “idosos visitadores” neste processo foi uma estratégia para estimular a convivência dos usuários com um público da mesma faixa etária, possibilitando a troca de experiência e estabelecendo uma vinculação diferenciada com os usuários.

No dia 05 de fevereiro foi realizada uma reunião de avaliação e planejamento das ações para 2015 e a experiência das visitas realizadas pelos idosos trouxe relatos emocionantes no sentido da convivência, da valorização do idoso, da troca de experiências e principalmente do fortalecimento da convivência, que aos poucos começam a viver em isolamento, devido a redução da convivência com outros idosos.

A psicóloga Raquel Dalcero, que acompanha o projeto desde o inicio salienta: “ouvir os relatos dos idosos, saber o quanto estão empolgados com as visitas é a certeza que nosso trabalho tem resultados positivos, isso é gratificante”.

No momento são 22 idosos visitadores que foram capacitados e estão realizando as visitas, sempre em duplas para 33 idosos que recebem a visita. As visitas são realizadas todos os meses com excelente aceitação de todos os idosos que participam das atividades, tanto os visitadores, quanto os visitados.

Ediane Zanella

Departamento de Jornalismo e Marketing – Helfer Comunicação

MTB/SC 0004865

(49)3647-2391