Livro Histórias da Colonização de Palmitos é entregue à comunidade palmitense

A história do município de Palmitos ficará mais conhecida entre os palmiteses a partir desta sexta-feira (2/9). A administração municipal entregou, em evento integrado a Semana da Pátria e realizado no auditório da prefeitura, exemplares da obra Histórias da Colonização de Palmitos, à entidades, clubes de serviço, escolas, empresas e servidores públicos. O livro escrito por Marcos Batista Schuh foi lançado em junho deste ano e descreve a história da colonização, através de relatos de munícipes e resgata valores culturais, religiosos, turísticos e geográficos do município.

A obra é uma produção da administração municipal, através da Secretaria de Educação e Cultura e Esporte, em parceria com o Centro de Memória do Oeste de SC (Ceom) da Unochapecó, professores de história de Palmitos e demais colaboradores. O livro, que apresenta 190 páginas, divididas em seis capítulos, faz um recorte temporal de metade do século 20, quando os primeiros colonizadores, europeus e seus descendentes, brasileiros e indígenas chegaram a Palmitos.

O prefeito Norberto Paulo Gonzatti, salientou que a obra é fruto da vontade de oportunizar, as atuais e futuras gerações, o contato das com a história do município, em um único documento. "Entregamos os exemplares à comunidade para que o passado de nosso município, resgatado através do livro, seja preservado e disseminado," disse prefeito.

A secretária de Educação, Cultura e Esporte, Lenemar Lúcia Penso Fraporti, comentou sobre o longo processo de produção do livro. De acordo com a ela o trabalho de levantamento de dados iniciou em 2003.  "Foram ouvidos relatos de pessoas entre 55 a 60 anos e feito um minucioso processo de análise da veracidade de todas as histórias," disse. A secretária falou ainda que o livro é um importante documento que preserva a história e o patrimônio cultural do município.

Histórias da Colonização de Palmitos é publicado pela editora parceira da Unochapecó, e, além de ser entregue à comunidade, está a disposição nas bibliotecas do município, acervo da Unochapecó e na Prefeitura Municipal.

Painel retrata a história do município

Juntamente com a entrega dos livros, a administração municipal realizou a apresentação do painel Registro da Colonização de Palmitos. Trata-se de um painel disposto no hall de entrada da prefeitura e que retrata três importantes momentos do município: Primeiros imigrantes, Residência da Família Culmey e Família Culmey. Os quadros foram confeccionados pelo artista palmitense Marciano e as ilustrações são extraídas do livro. A secretária LenemarLucia Penso Fraoeti diz que, o painel, além de embelezar, valoriza o prédio da prefeitura e fica como parte da memória do município.

Publicado por: Assessoria de Comunicação e Imprensa – Prefeitura Municipal de Palmitos
Jornalista Responsável: Rosângela Freitag -|MTb/SC 03142 JP|