Teleconferência da Saúde alerta para organização e gestão em grupo

Em 18 de Abril as equipes 2, 3 e 5 das ESF’s (Equipes de Saúde da Família) de Palmitos participaram de uma Teleconsultoria do Programa de Melhoria ao Acesso e à Qualidade da Atenção Básica, desenvolvido pelo Ministério da Saúde. A consultoria foi realizada via chat com vídeo em tempo real. Teve início às 09h25min e foi ministrada pela fonoaudióloga Inajara Carla Oliveira.

A Coordenadora de Atenção Básica da Saúde de Palmitos Veridiana Teston mediou a conversa e solicitou que fosse feito uma retomada sobre o PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade). Foram enfatizados os objetivos da PMAQ e a quem se direciona a avaliação.

Além disso, a médica Renata Freitas de Souza questionou a organização da agenda para atendimento da demanda programada e espontânea e comentou a dinâmica de organização.

A reunião abordou temas explicativos como a realização de reuniões semanais das equipes, disponibilização de livro ata na unidade para registro das reuniões, com descrição de temas discutidos, dando enfoque especialmente para a avaliação e planejamento de ações. E ainda, nestes espaços, entender se as pessoas da equipe se sentem, e efetivamente, fazem parte dos momentos de decisão sobre como se devem realizar as ações na comunidade, qual o entendimento sobre gestão do trabalho.

Segundo Inajara as reuniões semanais permitirão melhorar o monitoramento dos indicadores de saúde, planejar ações e avaliar os resultados. Este espaço de reunião deve ter o objetivo de aperfeiçoar o trabalho em equipe, promovendo trocas de saberes, dividindo responsabilidade e reconhecendo suas atribuições dentro da equipe (co-responsabilização). Sendo assim aconselha-se realizar planejamento de ações (clínicas, preventivas, educacionais e de promoção da saúde) com a participação social, de acordo com o diagnóstico comunitário e considerando necessidades e prioridades.

A justificativa destas reuniões deve-se a criar um momento de qualificação da equipe, auxiliar na priorização de problemas, conhecer para intervir, auto-avaliar e planejar ações. As equipes do ESF 01 e 04 também participaram da consultoria, mas na data de 19 de Abril.

Publicado por: Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Palmitos
Jornalista Responsável: Ediane Zanella