Lançamento Oficial do Dia do Desafio em Palmitos

“Você se mexe e o mundo mexe junto!” Foi com este espírito que, na tarde do dia 23 de Maio, ocorreu o lançamento do Dia do Desafio em Palmitos. O evento foi realizado no Ginásio do Núcleo Educacional Municipal Ida Hilda Casela Vidori.

Marcaram presença a Secretária De Educação, Cultura e Esporte Itelvina Dos Santos, a Coordenadora do Dia do Desafio em Palmitos Fátima Ellers Rangel, a equipe do programa AABB Comunidade, o grupo de Protetores Ambientais do município, bem como a Polícia Militar Ambiental de São Miguel do Oeste. Além destes também vários alunos, representantes de entidades e empresas locais.

O Dia do Desafio (challenge day) é um evento que objetiva o combate ao sedentarismo. Acontece todos os anos na última quarta-feira de Maio. Teve início em 1983, quando habitantes de uma cidade do Canadá passaram por um inverno muito rigoroso. O prefeito local sugeriu que, às 3 horas da tarde – quando a noite já pairava – as pessoas apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem por 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. A comunidade participou em peso. No ano seguinte, a experiência foi realizada novamente com a cidade vizinha, na mesma data e horário.

A ideia de marcar um dia para um grande número de pessoas se exercitarem teve sequência e o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes a cada edição.

Este evento é realizado no Brasil desde 1995, sob a coordenação geral do SESC (Serviço Social do Comércio) de São Paulo. Este é o terceiro ano em que Palmitos participa. Em 2010 concorremos com a cidade de Alfajaiacán, do México e em 2011 Huasca de Ocampo, também do México. Nos dois anos nosso município venceu as cidades adversárias. Em 2012 iremos competir com a cidade de Bananal, do estado de São Paulo.

O esporte influencia diretamente a melhorar a qualidade de vida. Além de melhorar o físico, ao liberarmos substâncias como a endorfina, também eliminamos o estresse do dia a dia. No lançamento, os presentes contaram com a presença e experiência do jogador de futebol, Palmitense, de carreira internacional, Luiz Carlos Dacroce, que contou sobre sua trajetória.

Para que as atividades realizadas no Dia do Desafio sejam validadas é necessário o registro das mesmas. Cada ação física será catalogada em uma ficha de participação. As ações ambientais também contarão pontos, como o plantio de árvores, coleta de materiais, separação de lixo, dentre outras.

O lançamento local também contou com uma apresentação artística da equipe do Programa AABB Comunidade, com a música “O Planetinha”, do Padre Zezinho.

Para confirmar sua participação é só realizar a atividade que deve durar no máximo 15 minutos. Todos podem participar, avisando a equipe de controle, que disponibilizará os seguintes números de telefone para contagem de atividades: 3647-9616 e 3647-9640.

Publicado por: Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Palmitos
Jornalista Responsável: Ediane Zanella