Secretaria da Educação promove capacitação para merendeiras e serventes

De 16 a 19 de julho foi realizada uma capacitação no Auditório da Secretaria da Educação de Palmitos. A atividade contou com a participação das merendeiras e serventes das escolas municipais, CEIs, APAE, AABB Comunidade, PETI e da Prefeitura, totalizando 33 pessoas.

A Nutricionista da Secretaria da Educação Nelise Carla Vidori coordenou as ações, junto com demais profissionais, que trabalharam temas variados. Para a nutricionista “o objetivo foi trazer conhecimento sobre diversos assuntos, proporcionar maior interação entre as profissionais e, principalmente valorizar o tão importante trabalho realizado por elas.”

As merendeiras e serventes receberam orientações sobre a importância da postura e dos alongamentos, atividade ministrada pelo Professor de Educação Física da Secretaria de Assistência Social Sandro Farias. Também perceberam a importância da avaliação nutricional para crianças e adolescentes no ambiente de trabalho, com a Nutricionista da Secretaria da Saúde, Cristiane Holz. Além disso, foram trabalhadas as doenças transmitidas por alimentos e técnicas de higiene com o Farmacêutico e Medico Veterinário Eugênio Romani e o Fiscal Jorge Timm Filho, ambos da Vigilância Sanitária.

Os assuntos abordados previram enaltecer e valorizar a profissão das participantes, por isso a Motivação e a auto-estima foram tratadas pela Supervisora escolar da Secretaria da Educação, Cristiane Rodrigues. A extensionista da EPAGRI de Maravilha, Geni Lopes explicou o uso de plantas medicinais. Os primeiros socorros e a prevenção de acidentes foram trabalhados pelos Soldados Ivandro e Coutinho do Corpo de Bombeiros de Palmitos. Os relacionamentos entre os profissionais no ambiente de trabalho e a relação entre merendeiras e alunos, foi outro tema em pauta, debatido pela Psicóloga do CAPS Andréia Tietrich.

A Nutricionista da Secretaria da Educação Nelise compartilhou o resultado da avaliação nutricional realizada no 1º semestre de 2012, PNAE, os dez passos para uma alimentação saudável, transtornos alimentares, higiene na alimentação, avaliação nutricional das merendeiras e serventes, avaliação do semestre e fez uma avaliação do curso.

Para as serventes Marlena Ramires Lasch e Nair Serafini, o curso foi bastante proveitoso por trabalhar questões do ambiente de trabalho delas, em que o aprendizado poderá ser aplicado no dia-a-dia. Sentiram bastante motivação nos profissionais e concluíram que as informações serviram para relembrar questões de higiene no trabalho e de convívio social.

Publicado por: Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Palmitos
Jornalista Responsável: Ediane Zanella