A Turma do Dionísio faz apresentação em Palmitos

No dia 21 de setembro o grupo de teatro de Santo Ângelo “A Turma do Dionísio” apresentou o espetáculo de máscaras, bonecos e atores “A Máscara de Taré” em Palmitos.

Além desta apresentação, foram ministradas oficinas no dia 21, à tarde para alunos e no dia 22 de manhã para professores. Na primeira oficina foi trabalhada a montagem do Espetáculo de Teatro, na segunda as diferentes formas teatrais. Este é um projeto de 15 apresentações da peça, em 15 cidades dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. A Direção e o texto são de Jerson Fontana e estiveram em cena Darlan Marchi, Jerson Fontana e Maristela Marasca.

“A Máscara de Taré” ilustra a história dos índios Guarani que viveram na região das Missões Jesuíticas. Este Projeto recebeu o “Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro 2010”, promovido pela Funarte, Ministério da Cultura.

A atriz e professora de filosofia Maristela Marasca explicou da dificuldade em conseguir auxílio e patrocínio e destacou da importância em tornar o teatro algo rotineiro na vida social. Por meio de projetos a equipe consegue apoio, dentre tantos outros grupos que concorrem ao meso edital.

A atriz explanou ainda que os assuntos trabalhados pelo grupo são normalmente sociais e cotidianos, com linguagem alegórica e lírica ligada ao humor. “Nós partimos do princípio de que o humor pode ser muito questionador. Neste espetáculo específico, Taré é um menino índio que vende cestos na rua (imagem atual que temos deste povo) e que vê, por meio de uma máscara mágica como foi a história dos índios no Brasil, aprendendo assim a orgulhar-se de ser índio. Usamos em alguns momentos o humor como forma de ironia, sátira, que tenta trazer a reflexão para o nosso público”. Maristela enfatizou ainda de que a receptividade é muito diferente em cada cidade e que em Palmitos foram muito bem acolhidos pelo grande público que os assistiu.

A professora de Artes das escolas Ida Vidori e Rudolpho Schreiner, Andrieli Thaísa Werle considerou a apresentação maravilhosa, pelas diferentes técnicas utilizadas que, segundo ela prendem bastante a atenção.

Na abertura da primeira oficina a Secretaria de Educação, senhora Itelvina Luíza dos Santos agradeceu ao grupo e exaltou a alegria do município em receber atores tão renomados, que tanto engrandecem a nossa cultura.

Palmitos foi a última cidade catarinense a receber este grupo. A próxima etapa acontecerá em cidades Paranaenses. O Grupo de Teatro A Turma do Dionísio mantém atividade ininterrupta desde 1986, quando foi criado na cidade de Santo Ângelo – RS. Em 26 anos de trabalho, o Grupo realizou mais de 1.700 apresentações, atingindo um público superior a 485 mil espectadores, no Brasil (estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo), na Argentina, Bolívia, França, Suíça, Polônia e Itália.

Publicado por: Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Palmitos
Jornalista Responsável: Ediane Zanella