Lançamento da 13ª Edição da Festa do Vinho e 1ª Expoleite de Palmitos

A Festa do Vinho Colonial está em sua 13ª Edição em Palmitos. Em 2013, em função do grande desenvolvimento que o setor leiteiro gera ao município, foi inclusa a 1ª edição da Expoleite. A iniciativa da festa é do Governo Municipal, com o envolvimento de várias entidades e da comunidade Palmitense.

Na noite de sexta-feira, dia 1º de Março, a comunidade de Palmitos reuniu-se no CCE (Centro Comunitário Evangélico) para o Lançamento da 13ª Festa do Vinho Colonial, Jantar Beneficente dos 7 anos da AAPD e escolha das Soberanas 2013. Do lançamento, que iniciou às 20hs.30min. participaram as seguintes autoridades: Prefeito Norberto Gonzatti,  Vice Prefeito José Roberto Gomes, Deputado Federal e Atual Secretário de Estado de Agricultura e Pesca de Santa Catarina João Rodrigues, Deputado Estadual Gelson Merisio, Deputado Estadual Mauricio Eskudlark, Deputado Estadual Marcos Vieira, Secretário de Estado e Desenvolvimento Regional de Palmitos, Ruben Prass, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Volmar Gandolfi e Presidente da Comissão Central Organizadora da festa e também Secretário de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, Wanderley Luiz Hilgert.

Palmitos conta atualmente com aproximadamente 2 mil produtores e tem uma produção anual acima de 180 mil de litros de uva. Estes dados garantem ao município os títulos de Capital Catarinense do Vinho Colonial e Segunda maior Bacia Leiteira do Estado.

Histórico da festa

A primeira edição da Festa do Vinho aconteceu em 3 julho de 1997. A ideia surgiu de um grupo de amigos, numa tradicional feijoada do Rotary Club, acompanhada de vinho e produtos coloniais. Nos anos seguintes cursos, seminários e comercialização de produtos coloniais foram inseridos no contexto, que nos traz até esta noite!

Objetivo

Esta festa oportuniza aos expositores, vitivinicultores, agroindústrias, artesãos e outros profissionais a oportunidade de negócios, agregação de valores aos produtos coloniais e, principalmente, a fixação do agricultor ao meio rural.

Com a valorização do produtor rural, do pequeno ao grande empresário, das centenas de famílias que vivem do meio rural, onde desenvolvem, além de atividade agropecuária, a vitivinicultura, o turismo rural cooperativo e águas termais, e também a bacia leiteira.

A diversificação da atividade das pequenas propriedades do nosso município foi o caminho trilhado para melhorar e qualificar ainda mais a agricultura local, surgindo uma forte bacia leiteira, a produção da uva e do vinho, suinocultura, avicultura, piscicultura, dentre outras atividades, que fortaleceram e alicerçaram as propriedades rurais.

Nosso maior evento festivo terá nova edição em agosto de 2013, tendo como local o Parque de Exposições e Eventos, SC 283.

O Coordenador da Comissão Central Organizadora enfatiza que: “A Festa do Vinho Colonial já é um evento consolidado, conhecido e que faz parte do calendário de eventos do Estado de Santa Catariana e marca a lista de grandes eventos da Região Oeste Catarinense, nos integrando ao turismo de negócios e eventos e trazendo ao nosso municípios autoridades estaduais e federias além de grande público para nos prestigiar.

O Prefeito Norberto Gonzatti explica que no decorrer dessas 12 edições muitas pessoas não mediram esforços “para que hoje pudéssemos ter no nosso município um evento dessa importância. Por isso precisamos dar sequência a essas atividades já desenvolvidas, continuar valorizando, divulgando e abrindo mercado à produção do Vinho Colonial Palmitense, bem como dar espaço para a divulgação da indústria, comercio e das agroindústrias.”

E é neste ritmo que a festa deste ano busca fomentar as micro e pequenas empresas, além do crescimento da economia local e da valorização dos nossos costumes e da nossa população.

Publicado por: Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Palmitos
Jornalista Responsável: Ediane Zanella