A colheita dos frutos

Em 22 de março o Prefeito Norberto Gonzatti visitou a APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, para conhecer a atual situação da entidade e entender melhor quais os processos executados, as necessidades e o que já houve de progresso.

Nesta oportunidade também estiveram presentes o Deputado Estadual Mauro de Nadal, a Secretária de Educação, Cultura e Esporte Itelvina Luíza dos Santos, o Secretário de Desenvolvimento Regional Ruben Prass, bem como profissionais da APAE, pais e comunidade.

Dos vários casos atendidos pela instituição existe o trauma neurológico, que afeta as  funções motoras e cognitivas. O fisioterapeuta Cristiano Becker explicou que para tratamento neurológico, em âmbito mundial, as técnicas mais trabalhadas são: Bobath, Cuevas e Pediasuit. Estas duas últimas executadas na APAE local.

Por meio de atividades realizadas com o pequeno Bernardo Riese, de seis anos Cristiano demonstrou o Pedia Suit sendo utilizado. Conforme o fisioterapeuta “a lesão neurológica é permanente, mas pode ser trabalhada com terapias que trazem resultados muito satisfatórios. O método Pedia Suit é uma abordagem holística para tratamento de indivíduos com distúrbios neurológicos, como paralisia cerebral, atraso no desenvolvimento, lesões traumáticas cerebrais, autismo e outras condições.”

Com o Bernardo, que tem um problema chamado Diplegia, que neste caso, prejudica da cintura pra baixo, a marcha ideal de caminhada, se usa muito o Pedia Suit. “Ele caía muito e caminhava na “ponta do pé”, pois já tinha desenvolvido uma deformidade. Fez uma cirurgia e atualmente inicia suas atividades no tatame, e com o Cuevas, para alongamento e aquecimento e depois utiliza o Pedia Suit para ganhar resistência e firmeza na caminhada, complementa Cristiano.”

Uma das alegrias de Bernardo é jogar bola, feliz o menino conta “esses dias fiz um gol… corri pra casa e liguei pro meu pai! Eu fiz um gol!” Este é um grande avanço conforme Cristiano, que vê a real possibilidade de Bernardo interagir com a bola e os colegas de uma forma melhor. No meio de suas atividades o menino convidou o Prefeito para jogar bola, momento de grande alegria para todos presentes.

As crianças de Palmitos que necessitam de acompanhamento são atendidas por uma equipe composta por: fonoaudióloga (Francielle Enge), Assistente Social (Adelise Oesterlein), terapeuta ocupacional (Mariana Alves da Costa), fisioterapeuta (Cristiano Becker) e pretende contar também com psicólogo.

A Assistente Social e também coordenadora do projeto entre Administração e APAE Adelise conta que já foram feitas mais de 30 avaliações. “Aproximadamente 5 crianças estão sendo acompanhadas por toda equipe, sendo que não interrompemos as intervenções durante as férias. Aproximadamente 10 estão na lista de espera. Nas quintas-feiras nossos técnicos dedicam cerca de 3 horas para as crianças dos CEI’s, vamos até lá ou eles são transportados até a APAE”.

Sobre esta parceria, feita ainda em 2011 com o poder público municipal, a diretora da APAE Alice Decker declara que “o objetivo é a prevenção, onde se tenta detectar em crianças de até 3 anos possíveis anormalidades para que se haja com maior brevidade possível, evitando sequelas maiores. Por isso trabalhamos ligados às creches, quanto mais cedo intervir melhor!”.

Alice agradeceu também a abertura que a Administração vem dando à instituição. “Há 10 anos venho lutando por uma verba mensal repassada a nossa instituição e finalmente no ano passado conseguimos, por determinação legal, receber um valor fixo da Administração, complementa.”

Em relação à parceria, a Secretária de Educação, Itelvina retrata o retorno que recebe dos professores da Educação Infantil, quando percebem a relevância deste projeto. Fico muito gratificada em ver a evolução do projeto e principalmente o efeito que vem causando. A equipe está num nível ótimo, mesmo com dificuldades, tão fortalecidos na busca em ajudar.

O Deputado Mauro de Nadal disse que o que impulsiona o seu dia a dia é o ato de fazer o bem, de ver boas ações acontecendo, que contribuem pra nossa sociedade. Parabenizou esse ato de dedicação e lembrou que a parceria começou em 2011, com Secretaria do Estado, Poder Municipal e agora se pode perceber a qualidade do investimento.

O Prefeito Norberto comparou as várias ações que exerce enquanto administrador público: “um buraco na rua pode ser simplesmente tapado, mas nessas situações, se a ajuda vier muito tarde, a lacuna poderá não se fechar mais. Precisamos de mais recursos para atender melhor ainda a área da saúde, e em relação a contribuir, repassar recursos, ficamos extremamente honrados em conseguir tal feito, que não passa de nossa obrigação, mas nos preenche de orgulho”, finalizou o Prefeito.

Publicado por: Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Palmitos
Jornalista Responsável: Ediane Zanella