Secretaria de Educação promove Conferência Livre da CONAE

Na tarde de 11 de abril profissionais da educação de Palmitos reunira-se no Clube Mocrepal para participar da Conferência Livre da CONAE – Conferência Nacional De Educação, promovida neste município por meio da Secretaria Municipal de Educação.

Após a realização da 1ª CONAE – 2010 – criou-se o Fórum Nacional da Educação, congregando diversas entidades. O fórum, considerando a importância das conferências, aprovou a realização desta segunda conferência.

Ao todo são sete eixos de trabalho, sendo que o fórum municipal optou pelo estudo do eixo VI – que trata da “valorização dos profissionais da educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho”. O fórum Municipal da CONAE é coordenado por Cristiane Cimara Rodrigues e Darlise Vaccarin Faddani. Também fazem parte Salete Rodrigues, Marli Camargo, Simone Fraportti Miotto, Ivete Soares Aita, Loreci Orsolin, Adelas Bueno, Isabel Habeck, Ana Laura Orsolin, Ivani Gonzatti, Isabel Secchi, Cláudia Gugel, Ana Trevisol e Nailê Fantin. Além de Rita Fazollo, que é coordenadora regional.

Representando a Secretaria de Desenvolvimento Regional, da Gerência de Educação, a Supervisora de Educação Básica e Profissional Inês Pilati declarou que esta é uma grande oportunidade ofertada pelos governos: federal, estadual e municipal e esta é a hora de discutir, debater e aproveitar.

O Vice-Prefeito José Roberto Gomes representou o Prefeito Norberto Gonzatti no ato. Após saudar a mesa de honra enfatizou que é necessária esta pausa para refletir a educação, ainda mais em meio a professores, diretores, alunos e pais. "Vamos tirar proveitos desta tarde, pois a partir daqui, podemos transformar a sociedade. Quando eu era criança a profissão de professor tinha grande status, as meninas todas queriam sê-lo, e questiono por que isso foi acabando? Vamos discutir hoje a valorização profissional educacional, profissional…" Gomes ainda citou um livro que fala sobre o principio e porque vivemos nesse mundo: "nós estamos aqui vivendo pra aprender a amar, ensinar a amar e mudar a vida de uma pessoa".

Nesta tarde a Secretária de Educação Cultura e Transporte Itelvina Luiza dos Santos estava em Florianópolis, participando de um fórum da UNDIME – União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina, também acompanhando atividades relativas à CONAE. Em sua representação, a Coordenadora Pedagógica Darlise Vaccarin Faddani agradeceu a presença do grande grupo docente e citou Portela "Qual é a tua obra? qual é a nossa obra enquanto educadores? Hoje podemos fazer um pouco de diferença e declarar que fizemos parte de um estudo que pretende melhorar os rumos da nossa educação” enfatizou.

Em seguida a vereadora e participante do Fórum Municipal Loreci Orsolin apresentou a palestrante da tarde, citando a satisfação deste desafio de pensar, comentar e elencar proposições nos eixos que a CONAE oferece.

Professora, ex-Secretária de Educação de Chapecó, ex-vereadora, hoje Deputada Estadual e participante da CONAE Nacional, Luciane Carminatti iniciou sua palestra de forma descontraída, falando de seus filhos, da escola… Depois abordou o tema da Conferência de Educação: "Democracia é um valor tão importante quanto o alimento, a saúde, quanto todos os outros direitos". A CONAE prevê discutir a década, políticas públicas pra além dos governos, que se tornem lei, indiferente de quem assuma os cargos. Pretende-se unificar, unir forças, simplificar trabalhos, como ela exemplifica; "os ônibus que transportam as crianças no interior, podem ser os mesmos para escola estadual e municipal. Estado e município não devem duelar por alunos, devem se unir” afirmou a Deputada.

Luciane explanou sobre a importância estratégica da conferência: “superar a lógica da descontinuidade para a lógica da continuidade, por carência de planejamento de longo prazo, por políticas de governos em detrimento da construção coletiva da política de estado”. Segundo ela precisamos qualificar os processos de planejamento e gestão, direitos na discussão da educação. Desta forma o professor do ensino infantil deve ter a mesma valorização do professor de ensino superior, no que diz respeito ao direito e dever de participação.

A Secretária de Educação Itelvina declara que estes encontros propiciam um espaço de discussão, “para que todos possamos participar do desenvolvimento da educação Nacional. Em Palmitos as reuniões iniciaram em março, para organização e mobilização dos estudos da CONAE e nossos planos são de realizar grandes planejamentos em nosso município,” finaliza.