Prefeito Norberto participa da XVI Marcha a Brasília em defesa dos Municípios

De 8 a 11 de julho de 2013 aconteceu a XVI Marcha a Brasília, em defesa dos Municípios. Este evento é organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e é o maior evento municipalista do mundo, sendo que reuniu quase quatro mil agentes municipais.

Neste ano a marcha tem como tema “O desequilíbrio federativo e a crise nos municípios”, que busca discutir sobre as consequências causadas pela adoção do atual sistema federativo, que apresenta uma grave crise econômica refletida em todos os municípios do país.

Para o Prefeito de Palmitos e Presidente da AMERIOS – Associação dos Municípios do Entre Rios, Norberto Paulo Gonzatti, que acompanhou a Marcha, “esta representa o movimento municipalista, que busca fortalecer a prestação de serviços das prefeituras a população do Brasil”. Norberto aproveitou a visita à capital para distribuir convites nos gabinetes dos Deputados que representam nossa região, referentes à Festa do Vinho Colonial e Expoleite, que acontece dias 09, 10 e 11 de agosto em Palmitos. O Prefeito também encaminhou projetos.

A PARTICIPAÇÃO DA PRESIDENTE

Em sua fala, no dia 10, a Presidente Dilma Rousseff ressaltou vários pontos importantes. Analisou o sentido da marcha, que busca construir uma melhor política para a população. Ela também informou que o governo federal vai transferir R$ 3 bilhões como ajuda financeira aos municípios. “Esses R$ 3 bilhões, nós esperamos que ajudem os prefeitos e as prefeitas a prestar serviços de melhor qualidade, a melhorar o seu custeio. Eles serão concedidos em duas parcelas, uma agora, em agosto, e a segunda em abril de 2014” explicou a Presidente.

Dilma ainda anunciou mais recursos para a Saúde, num repasse a uma ampliação de R$ 600 milhões por ano no total que o governo federal transfere para o custeio.

Também estão sendo oferecidos recursos para a construção de mais 2 mil creches e escolas de educação infantil no valor de R$ 3,2 bilhões. Sobre o Programa Minha Casa, Minha Vida, Dilma reconheceu que houve atrasos, porque a gestão do processo dos municípios menores de 50 mil não é a mesma dos municípios acima de 50 mil. “A partir de agora, todos os municípios abaixo de 50 mil podem acessar o programa Minha Casa, Minha Vida e oferecer à população da sua cidade, o sonho de realizar a casa própria” garantiu a Presidente.

A líder do governo nacional citou ainda a situação da entrega de três equipamentos: retroescavadeira, motoniveladora e caminhão-caçamba. Ela explicou que os prefeitos de todos os municípios afetados pela seca no Nordeste estão tendo suas entregas aceleradas e priorizadas. Os prefeitos que não estão nessas regiões afetadas pela seca terão também um cronograma de entrega. “Até agosto, nós pensamos entregar a grande parte das retroescavadeiras, concluindo tudo até outubro. Em novembro, nós vamos concluir as motoniveladoras. Em fevereiro, nós vamos concluir os caminhões-caçamba. Não depende de nós esse ajustamento, dependeu muito da indústria brasileira, que ficou sobrecarregada com essa contratação, toda essa demanda e pediu para defasar as entregas” elucidou.

O QUE É A MARCHA?

A Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios é uma mobilização democrática, realizada anualmente desde 1998. Tornou-se o maior evento político do Brasil, contando com a presença de prefeitos, secretários municipais, vereadores, senadores, governadores, parlamentares estaduais e federais, ministros e presidentes da República.

Durante o evento, são discutidas questões que influenciam o dia-a-dia dos Municípios e são apresentadas as reivindicações do movimento municipalista. A maioria das conquistas obtidas deve-se ao grande poder de mobilização e articulação dos gestores públicos municipais durante a marcha.

Publicado por: Helfer Comunicação

Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Palmitos