II Seminário de Sustentabilidade Ambiental é realizado em Palmitos
Na segunda-feira (25), em parceria com a Administração Municipal, o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio das Antas e Bacia Contíguas realizou em Palmitos o II Seminário de Sustentabilidade Ambiental. O evento aconteceu no auditório da Prefeitura de Palmitos e contou com grande público: servidores públicos municipais, representantes de entidades e associações, técnicos da área ambiental; produtores, agricultores, alunos e sociedade civil.
O Prefeito Norberto Gonzatti recepcionou a todos e enfatizou que o seminário subsidia as discussões sobre meio ambiente e sustentabilidade no sentido de ampliar a contribuição do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio das Antas e Bacia Contíguas na construção de uma sociedade sustentável do ponto de vista ambiental, social e econômico.
Guilherme Miranda ministrou a palestra “A gestão dos usos múltiplos da água: empreendimentos hidrelétricos prós e contras”. Miranda explicou que o objetivo é “esclarecer sobre o uso adequando dos recursos hídricos e conscientizar a população de que o uso destinado à indústria, abastecimento ou geração de energia deve ser ponderado”.
O Palestrante Giovani Teixeira despertou a curiosidade dos presentes ao falar sobre “Pegada hídrica como ferramenta para a gestão de recursos hídricos”. A pegada hídrica é definida como o volume de água total usado durante a produção e consumo de bens e serviços, bem como o consumo direto e indireto no processo de produção.
Teixeira explica que é a marca que deixamos ao utilizar os recursos hídricos. “O uso de água ocorre, em sua maioria, na produção agrícola, destacando também um número significativo de volume de água consumida e poluída, derivada dos setores industriais e domésticos. Portanto, determinar a pegada hídrica é tornar possível a quantificação do consumo de água total ao longo de sua cadeia produtiva. A pegada hídrica não mede o impacto ambiental, apenas mede as pressões e alterações que o homem realiza em relação aos recursos hídricos” esclarece Teixeira.
Além de Palmitos outros municípios também sediam os seminários: Maravilha (26/11); Itapiranga (27/11) e Palma Sola (28/11). A população dos municípios vizinhos está convidada a participar.
Publicado por: Helfer Comunicação
Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Palmitos
Jornalista responsável: Ediane Zanella MTB/SC 0004865
(49) 8824-0709 (49)3647-2391