Que tal ajudar as crianças e adolescentes de nosso município?

Que tal ajudar as crianças e adolescentes de nosso município?

Os brasileiros que ganharam pouco mais de R$ 28 mil em 2017 têm até 30 de abril para entregar declaração do Imposto de Renda (IR). Em Santa Catarina, os cidadãos obrigados a declarar o IR podem destinar parte do valor pago para projetos voltados a crianças e adolescentes dos seus municípios.  FIA possibilita que cidadãos e empresas direcionem uma parcela de seu IR para o Fundo Municipal. “nosso objetivo é de captar e aplicar recursos destinados ao atendimento a criança e ao adolescente, bem como, financiar  serviços, programas e projetos de caráter público, voltados à proteção e à promoção dos direitos das crianças e adolescentes palmitenses, principalmente aqueles que estão expostos  à situação de risco pessoal e social. Dessa forma, o contribuinte do IR não efetua desembolso algum. Ele exerce um direito que a legislação lhe garante. Os recursos arrecadados serão utilizados, exclusivamente, para o custeio de programas, ações e serviços dirigidos ao atendimento dos direitos de crianças e adolescentes do município. Todos os recursos serão deliberados e aplicados  exclusivamente nesta área, tendo monitoramento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente”.

Como destinar o IR para o FIA

Para doar ao FIA municipal o contribuinte tem que optar pela declaração do tipo completa, na declaração simplificada não é possível fazer a destinação ao Fundo.

No caso de Pessoa Física, o percentual pode ser de até 6% do IR devido. Já no caso da Pessoa Jurídica, fica em 1%. No sistema de declaração já aparecerá o valor máximo a ser deduzido, mas a pessoa pode doar quanto quiser. “Basta informar ao contador que se deseja fazer a doação”, avisa a secretária.