Curso de Agronomia da Unochapecó firma parceria com o município

Uma comitiva da Unochapecó, formada pelos professores Cristiane Tonezer e Celso Zarpellon, acompanhada de acadêmicos do curso de Agronomia, esteve visitando a prefeitura de Palmitos, nesta terça-feira (22) com o objetivo de firmar uma parceria com o município.

Além do prefeito Dair Jocely Enge, que coordenou a reunião, também estiveram presentes secretários municipais e lideranças de instituições do meio rural, como a Epagri, Cooperativa A1 e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Na ocasião, os professores propuseram uma parceria para a realização de uma atividade prática (pesquisa) da disciplina de Estudo da Realidade Rural, a ser realizada no meio rural do município com aproximadamente 20% dos agricultores. A pesquisa tem como objetivos: levantar dados econômicos, sociais e ambientais, identificar limites e potencialidades dos espaços rurais do município de Palmitos e por fim, elaborar propostas de desenvolvimento rural, as quais serão apresentadas no final do semestre para a administração municipal e demais instituições.

A parceria não se encerra com a finalização do semestre, isso porque, o diagnóstico realizado também busca levantar possíveis propriedades rurais para a realização da Residência Rural que provavelmente será realizado no ano de 2023, onde os alunos da Agronomia irão residir por uma semana nas casas dos agricultores, a fim de compartilhar conhecimentos técnicos, produtivos e de convivência.

Paulo Urqueta/Assessor de imprensa