Enfermeira da Unidade Básica de Saúde do município repassa informações importantes sobre doença Diarreica ou Diarreia

O que é diarreia?

A diarreia tem características de fezes mais liquidas e em maior número de vezes por dia. Muitas vezes é causada por um vírus, bactérias e parasitos.

No geral a diarreia é auto-limitada, com duração entre 2 a 14 dias. As formas variam desde leves até graves, com desidratação e distúrbios eletrolíticos.

SINTOMAS:

► Náusea;

►Vômito;

►Febre;

►Dor abdominal.

Como transmite?

O modo de transmissão ocorre por via fecal-oral, ou seja, por fezes contaminadas através da boca. Pode ser por contato pessoa a pessoa, por meio de água, alimentos contaminados e por objetos contaminados.

A eliminação do vírus é através das fezes, contaminando o meio ambiente. Uma pequena quantidade deles é suficiente para causar infecção, razão pela qual são frequentes os surtos em ambientes com muitas pessoas.

Como prevenir?

►Lavar as mãos antes e depois de: utilizar o banheiro, trocar fraldas, manipular/preparar os alimentos, amamentar, tocar em animais;

►Lavar e desinfetar as superfícies, utensílios e equipamentos usados na preparação de alimentos; proteger os alimentos e as áreas da cozinha contra insetos, animais de estimação e outros animais (guardar os alimentos em recipientes fechados);

►Tratar a água para beber (por fervura ou colocar duas gotas de hipoclorito de sódio a 2,5% para cada litro de água, aguardar por 30 minutos antes de usar);

►Guardar a água tratada em vasilhas limpas;

►Não utilizar água de riachos, rios, cacimbas ou poços contaminados ou sem inspeção;

►Ensacar e manter a tampa do lixo sempre fechada, quando não houver coleta de lixo, este deve ser enterrado;

►Manter o aleitamento materno aumenta a resistência das crianças contra as diarreias;

►Manter a vacinação da criança atualizada, o Sistema Único de Saúde oferece gratuitamente a vacina da Rotavírus.

Em Palmitos no ano de 2021 tivemos 311 casos notificados de doença diarreica aguda entre as duas unidades de saúde e o hospital regional e no ano de 2022 até o momento 53 casos.

Fonte: SIVEP/MDDA, 2022

Atenção!

Se os sintomas da doença persistirem ou agravarem procure atendimento na Unidade de Saúde.

Enfª. Franciole Bridi Mallmann

Coren/SC 107976