450 pessoas desalojadas, desabrigadas e/ou ilhadas em Palmitos

As chuvas incessantes que atingem a região de Palmitos já causam estragos muito grandes.

O prefeito de Palmitos, Norberto Paulo Gonzatti, no uso das atribuições legais, declarou situação de emergência no dia 26, por meio do Decreto nº 089/2014, nas áreas do município afetadas por alagamentos, enxurradas e inundações.

A medida deu-se em decorrência das chuvas intensas e concentradas, nos dia 23, 24, 25 e 26 de junho, atingindo todo o município provocando enxurradas, alagamentos e inundações, provocando desastres e resultando em danos e prejuízos.

Quem está em área de risco, deve procurar um lugar seguro, porque a tendência é de que a água ainda aumente. Produtores devem controlar a alimentação dos animais, devido à interrupção de estradas, e o possível atraso de entrega de mercadorias, como ração.

O município está ajudando os moradores com material de higiene, limpeza, mantimentos, roupas, para auxiliar quem teve que sair de casa, nos locais em que seja possível o acesso.

A Secretaria de Saúde solicita a atenção dos moradores e todos que tiverem contato com a água. Atentar aos seguintes sintomas: dor de cabeça, vômito e diarreia. Se algum destes for identificado, as pessoas devem procurar os centros de saúde, lembrando que vários medicamentos, roupas e mantimentos estão sendo levados aos desabrigados.

É importante alertar para a prevenção de doenças como leptospirose e também acidentes com animais peçonhentos. Vários trechos do interior do município estão isolados. Na cidade, o maior estrago foram as rachaduras na BR 283, o que necessitou a evacuação de cerca de 6 famílias.

Hoje, dia 27 à tarde, autoridades e membros de entidades civis reuniram-me para montar uma comissão em prol da situação. A central logo começará a funcionar, como ponto de entrega de doações, centro de informações etc, com apoio também das Secretarias Municipais.

O número de casas atingidas, só no Balneário de Ilha Redonda, supera 100 entre moradores e casas de veraneio. São 15 empresas prejudicadas, além de algumas casas que foram levadas pela água, estima-se um número de 5 propriedades.

A CASAN também está disponibilizando um ponto de distribuição  de água potável, por isso quem tiver bombonas de água, pode ajudar doando estes recipientes para que a água chegue a quem precise.

A central e a comissão estarão funcionando durante todo o fim de semana. Fone: (49) 3647-9600.

Ediane Zanella

Departamento de Jornalismo e Marketing – Helfer Comunicação