Prefeito de Palmitos participa do 9º Congresso Catarinense de Municípios e busca apoio pra assuntos referentes ao município

O prefeito de Palmitos, Norberto Paulo Gonzatti, participou na última semana, em Florianópolis, do 9º Congresso Catarinense dos Municípios, além de uma série de reuniões com autoridades estaduais para tratar de importantes assuntos referentes ao município. No Congresso, que aconteceu nos dias 25 e 26 de julho, mais de mil gestores municipais, de todo estado, debateram sobre políticas pública e ações dos governos federal e estadual nas questões da educação, saúde e infraestrutura.

Entre as principais determinações destacados por Gonzatti, foi o comprometimento do governador Raimundo Colombo em rever os custos voltados ao Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense (Prodec). De acordo com o prefeito, Colombo reconheceu o direito dos municípios e autorizou a quitação dos débitos em até 60 parcelas, além de permitir a instalação de novos empreendimentos beneficiados pelo Prodec em qualquer município catarinense.

Também durante o Congresso, foi lançado pelo secretário de Estado de Saúde, Dalmo Oliveira, o Projeto de Cirurgias Eletivas.  A ação prevê a realização, em forma de mutirão, de mais de 22 mil cirurgias em todo Estado. Em Palmitos o projeto está credenciado através do Hospital Regional e será coordenado pela secretaria municipal de Saúde. O prefeito também destacou as demonstrações na área da educação feitas pelo secretário de Estado, Marco Anônio Tebaldi. O secretário Tebaldi falou sobre greve dos professores estaduais e a municipalização do ensino do ensino fundamental. De acordo com o prefeito, Tebaldi disse que a municipalização se concretizará, mas garantiu que os procedimentos serão feitos em conjunto.

Dentre outras ações aprovadas no evento, e destacadas por Norberto, está o pedido de apoio do governo federal para votação do projeto que regulamenta a Emenda Constitucional 29, que obriga a União a destinar 10% da receita corrente líquida em saúde e, ao pleito da CNM em favor da distribuição justa da riqueza do petróleo e a alteração dos pesos de participação dos diferentes níveis de educação na composição do FUNDEB.

Prefeito busca soluções para o projeto de saneamento básico junto a Casan

Durante a viagem, o prefeito reuniu-se ainda com o presidente da Casan, Dalírio José Beber, para tratar sobre o projeto de saneamento básico, por meio do PAC Funasa. "Fomos cobrar soluções efetivas quanto às constantes pendências que aparecerem no projeto, e que divergem com a aprovação técnica da Funasa," disse o prefeito. Gonzatti disse ter recebido todo apoio da presidência, que colocou a equipe técnica da Casan à disposição para sanar as divergências do projeto.

Ampliação da rede de energia elétrica em Palmitos é tema de reunião

Outro importante encaminhamento do prefeito foi em relação à distribuição de energia elétrica no município. Em reunião com o presidente da Celesc, Antonio Marcos Gavazzoni, Gonzatti, colocou sua preocupação sobre à capacidade e necessidade de ampliação da rede. O prefeito disse que a ação é necessária devido às constantes quedas de energia. "A ampliação é fundamental devido o aumento da produção agroindustrial e a possibilidade da instalação de novas empresas no município," destacou o prefeito. Gonzatti também aproveitou para formalizar o pedido de parceria com a Celesc, para a instalação de rede na estação de tratamento de água na região leste de Palmitos. Norberto salientou que teve total apoio do presidente da Celesc em todas as reivindicações.

Gonzatti busca informações quanto ao encerramento das atividades do Cnec em Palmitos

Seguindo com o roteiro de vistas, o prefeito, juntamente com a diretora do Cnec de Palmitos, Marlise Fruet, reuniram-se com a Superintendente Estadual do Cnec, Marinice Celitte, para tratar sobre a conclusão das atividades da unidade de ensino no município. O prefeito buscou informações quanto aos procedimentos para adquirir a área e o prédio que atualmente abrigam a instituição de ensino e, ainda, reaver os recursos de investimentos que o Cnec faria em Palmitos (principalmente o Ginásio de Esportes). Unidades de ensino do Cnec estão encerrando suas atividades por todo Estado. Somente três escolas mantidas pela instituição continuarão em funcionamento.