Curso de Inclusão Digital forma mais uma turma de agricultores em Palmitos

Mais um grupo de agricultores palmitenses, concluiu nesta terça-feira (4), o curso de Inclusão Digital, disponibilizado por meio do Senar, Sindicado dos Produtores Rurais de Palmitos e administração municipal. A turma, formada por oito mulheres, foi capacitada com noções de informática e internet, com instrução da professora do Senar Suzana Barivieira. O curso teve carga horária de 16 horas e foi desenvolvido gratuitamente no laboratório de informática da prefeitura municipal.

Esta é a quinta turma de produtores rurais de Palmitos a se formar em Inclusão Digital por meio da parceria. Até agora, cerca de 50 agricultores do município já participaram da capacitação. "É uma grande oportunidade de os produtores rurais de nosso município interagirem com as novas tecnologias e investirem em conhecimento pessoal," salientou o prefeito Norberto Paulo Gonzatti, durante o encerramento do curso. Gonzatti lembrou ainda que, ao mesmo tempo que a prefeitura incentiva e dá condições para o estabelecimento infra-estrutural da internet no meio rural, o curso disponibiliza as informações para sua utilização.

Programa Inclusão Digital Rural

O programa Inclusão Digital Rural, lançado há dois anos pelo Senar Nacional, tem por objetivo principal promover e estimular o uso do computador no meio rural, permitindo o contato do homem do campo com as novas tecnologias para sua inclusão e para  ajudá-lo no dia a dia da sua atividade. De acordo com a professora do Senar Suzana Barivieira, por meio dele, o produtor rural aprende os conceitos de informática básica e sobre como usar a internet e o e-mail. Também é ensinado o passo a passo das ferramentas disponíveis no Canal do Produtor e como utilizar, da melhor forma, as informações sobre o setor agropecuário brasileiro.

"O entusiasmo entre os alunos é sempre um fator importante. Na maioria das vezes, as pessoas são de origem humilde e nunca tiveram contato com um computador, mas aos poucos começam a entender o processo, e no final do curso já visitam várias páginas da internet e conseguiam mandar e-mails. Chega a ser emocionante ver o avanço das pessoas", destacou. A professora salienta que, em Palmitos por meio da parceria com o Sindicado dos Produtores Rurais e prefeitura, são disponibilizados cerca de dois cursos por mês.