SCFV recebe estagiários de Enfermagem

De 02 de Maio a 21 de Junho, 21 acadêmicos do 4º semestre de enfermagem da UDESC, divididos em grupos, dentro da disciplina de Saúde Comunitária, participaram de módulos, que disponibilizam atividades de estágio. Assim, visitaram o SCFV nas quartas e quintas feiras, totalizando cinco encontros.

Segundo a Professora de Enfermagem Simone Biondo as atividades trabalhadas envolveram alimentação, higiene, sexualidade, álcool e drogas, por meio de desenho, pintura, colagem, recorte, filmes, contagem de histórias, dentro das atividades lúdicas, propiciando interpretação e avaliação. Foram 187 crianças e adolescentes atendidos, entre 6 e 14 anos.

A Diretora e Coordenadora do SCFV Palmitos (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) Glaucia Sopran considera as informações validas e executáveis no dia a dia. As crianças se sentiram muito acolhidas pela equipe de enfermagem e entenderam os incentivos a hábitos salutares. Os acadêmicos fizeram projetos direcionando assuntos e atividades em dois dias, voltados à faixa etária dos alunos do SCFV.

A acadêmica Mariana Mendes trabalhou num grupo que tratou temas amplos como alimentação e qualidade de vida, “em função de tentar conhecer melhor a realidade destas crianças e tentar incitar uma mudança”. Foram vários temas em dinâmicas separadas. Mariana complementa ser este o primeiro contato de estágio com crianças. “No hospital prestamos assistência, no Posto de Saúde apenas observamos o trabalho da unidade básica de saúde e aqui pudemos trabalhar diretamente com o objeto do estudo: as crianças e suas rotinas”

O grupo também visitou as famílias de algumas crianças e adolescentes. Além disso foi realizada uma consulta de enfermagem com os alunos para elencar problemas dentários, de alimentação, higiene etc.

No próximo dia 28 acontece a socialização das atividades colhidas neste trabalho e apresentação de um mapeamento da sociabilidade e qualidade de vida destes indivíduos e suas famílias.

Publicado por: Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Palmitos
Jornalista Responsável: Ediane Zanella