Protetores Ambientais apresentam TCC’s

Na fase final do trabalho realizado pela Polícia Ambiental de São Miguel d’Oeste em Palmitos, aconteceram as apresentações de TCC’s (Trabalhos de Conclusão de Curso) dos Protetores Ambientais. Os vinte e dois adolescentes que participam do programa viabilizado pela polícia, expuseram pesquisas acerca de problemas ambientais e possíveis soluções. Os três encontros destinados às apresentações aconteceram no auditório da Secretaria da Educação, na Prefeitura Palmitense, onde vários temas foram abordados e discutidos.

Dos temas tratados falou-se em reciclagem, piracema, gestão dos resíduos da Cooper A1, gestão de avicultura, tráfico e reabilitação de animais silvestres, reciclagem do alumínio, dentre outros.

Felipe Medeiros, em sua apresentação sobre lixões destacou que os mesmos são depósitos a céu aberto que não têm fiscalização e nem licença para funcionar, o que agrava o efeito estufa. O lixo pode trazer prejuízos à natureza e também ao ser humano, na forma de doenças infecciosas. Por isso “é tão importante separar os diferentes tipos de lixo, e informar-se sobre o destino deste material, para certificar-se do fim correto” detalhou Felipe.

Milena Pereira trouxe à tona as ações antrópicas, tudo aquilo que o humano faz que gera conseqüências (positivas ou negativos) no meio em que vive. Como exemplo temos tanto a preservação da água, quanto a derrubada ou queimada de florestas e a poluição. “Plantar ou derrubar uma árvore é uma ação antrópica, porque foi realizada pelo homem. A diferença está no resultado desta ação, que terá um impacto diferente, o que chamamos de impacto ambiental.”

Encerrada esta etapa dos TCC’s o curso Protetor Ambientla será finalizado em Palmitos, na quinta-feira, dia 29 de novembro. Momento este em que acontecerá uma solenidade de formatura e momento de confraternização das famílias e do grupo da polícia, que já vêm trabalhando há um ano com os jovens Palmitenses.

 

 

Publicado por: Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Palmitos
Jornalista Responsável: Ediane Zanella
(49) 8824-0709   (49) 3647-9600