Formatura dos primeiros Protetores Ambientais de Palmitos

No dia 29 de novembro, quinta-feira, no Clube Mocrepal, formou-se a primeira turma de Protetores Ambientais de Palmitos. Vinte e dois adolescentes que participam do programa viabilizado pela Polícia Militar Ambiental de São Miguel D’Oeste, participaram de aulas práticas e teóricas, expuseram pesquisas acerca de problemas ambientais e possíveis soluções, até chegarem ao momento de sua formatura.

O Programa Protetor Ambiental é realizado desde 1999, de forma pioneira, no estado de Santa Catarina. É coordenado pela Policia Militar Ambiental e, desenvolvido por instrutores voluntários, profissionais das diversas áreas do conhecimento ligadas ao meio ambiente, sendo colaboradores que se dedicam a trabalhar com os protetores ambientais, as disciplinas e atividades práticas, previstas no cronograma de curso.

A turma de Protetores Ambientais de Palmitos é a quinta formada no Extremo Oeste. Iniciou suas ações em setembro de 2011. Neste período cursou a carga horária de aproximadamente 120 horas/aula, além de muitas atividades práticas a campo, como caminhadas, trilhas e blitz ecológicas, acampamentos, viagens de estudos (Foz do Iguaçu, Florianópolis, Chapecó, Itapiranga, Mondai, Pinhalzinho e São Miguel do Oeste) para participar de seminários, palestras, dentre outros eventos de cunho ambiental.

O momento alto da formatura ocorreu quando os alunos acompanharam a execução de um vídeo com a reportagem da viagem de estudos da turma para Foz do Iguaçú-PR, a fim de visitar a Hidrelétrica Bi-Nacional, o Parque das Aves e as Cataratas, além de um vídeo com as atividades realizadas durante os catorze meses de curso.

Para o Prefeito Norberto “a participação dos jovens neste programa demonstra a preocupação da sociedade e do poder público em canalizar esforços para a promoção da proteção da natureza na busca de um ambiente sadio e ecologicamente equilibrado.”

O curso é realidade em face dos seus patrocinadores, que viabilizam o aporte financeiro para que seja inteiramente gratuito aos alunos, os quais recebem material didático, uniformes, alimentação, viagens de estudo e, saídas de campo, no decorrer de um ano de formação e atividades.

Como forma de reconhecimento pelas ações desempenhadas no programa Protetor Ambiental de Palmitos, em prol de um meio ambiente mais sadio e ecologicamente equilibrado, o 2º Pelotão da 5ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, prestou uma homenagem às pessoas que se engajaram na causa ambiental.  Assim, algumas empresas e instituições foram sagradas como “amigas dos protetores”, por incentivarem o projeto.

Outro momento aguardado pelos alunos foi a entrega dos certificados de conclusão de curso pelas autoridades regionais. Certamente, esse é um momento ímpar para os jovens que têm a responsabilidade de disseminar os conhecimentos adquiridos em sala de aula e nas práticas vivenciadas, e de exercer a cidadania, garantindo a continuidade dos recursos ambientais.   A Polícia Militar Ambiental também promoveu a entrega de certificados aos colaboradores que apoiaram a iniciativa, apoio este que foi fundamental para o sucesso do programa. Os Instrutores que colaboraram nas temáticas ambientais aplicadas no curso também receberam certificados.

Em um clima de muita emoção e sentimentalismo, as alunas Letícia Renata Bohn e Regina Aparecida Gonzatti, proferiram algumas palavras aos colegas e convidados presentes. Foram lembrados os momentos marcantes vivenciados no decorrer das atividades do Programa. O carinho dispensado pelos alunos aos instrutores e colaboradores demonstrou a “família Protetor Ambiental” que se concretizou em 14 meses de convívio de aulas práticas e teóricas, período no qual foram proporcionados aos protetores momentos de alegria, aprendizado, confraternização e responsabilidade. Em forma de agradecimento, os Protetores Ambientais de Palmitos entregaram uma lembrança aos amigos e professores.

A mensagem da Polícia Militar Ambiental deixada aos seus alunos Palmitenses foi: “Cabe, a partir de agora, aos jovens protetores ambientais formandos, juntamente com seus familiares, a missão de continuarem contribuindo como multiplicadores dos conhecimentos recebidos, para auxiliarem na recuperação, na conservação e na preservação dos recursos naturais, fazendo da gestão ambiental uma prática diária presente em todas suas ações, buscando a melhoria da qualidade de vida, das presentes e das futuras gerações.”

O município de Palmitos agradece ao Tenente Sadiomar Antonio Dezordi, Cabo Wilson Sadi Santos, Soldado Ademir Antonio Catto, Soldado Gilberto Pila, Soldado Jaison Bartz, Soldado Ricardo Valnei Alba e Soldado Felipe Andretta Flores. Os agradecimentos se estendem ainda ao grupo de teatro “Os Sem Vergonha”, do Colégio Ida Vidori, representantes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, SDR, Câmara de Vereadores, de ONG’s e demais instituições presentes.

Por fim, o Comandante do 2º Pelotão de Polícia Militar Ambiental elogiou o Programa Protetor Ambiental desenvolvido em Palmitos e agradeceu ao Poder Público municipal pelo apoio e auxílio necessários para que as atividades previstas fossem desenvolvidas com êxito. O sucesso do programa Protetor Ambiental já é uma realidade na região, haja vista que já foram formados no Extremo-Oeste Catarinense cerca de 125 jovens.

Parabéns aos alunos: Andrieli Eduarda Billig, Bárbara Zuge, Bruno Henrique Bauermann, Caroline Krueger, Daniela Goldebeck, Danieli Hining Lopes, Dhiovan Ricardo Contarin, Douglas Henrique Cobalchini, Edinara Kessler, Enrico Bossatto De Deus, Felipe Medeiros, Jean Carlo Bosi Da Silva, Jonas Eduardo Alves, Laura Ehlers Rengel, Letícia Renata Bohn, Lucas Schenatto, Lucas Junior Lasch, Milena Pereira, Morgana Fechilcher, Pablo Henrique Fraporte, Regina Aparecida Gonzatti e Tiago Fiorese.

Publicado por: Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Palmitos
Jornalista Responsável: Ediane Zanella