A força da Indústria, Comércio, Serviços e Turismo


Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo
Secretário: Wanderley Hilgert
Fone: 49-3647-9600 (Ramal 623)
E-mail: turismo@palmitos.sc.gov.br

      Os primórdios desta Secretaria surgiram por volta da década de 60, data em que se tem os primeiros registros da Taxa de Turismo: valor pago na época para melhorias da infra-estrutura turística local. Em 1998 foi criado o Conselho Municipal de Turismo – COMTUR, conforme o Decreto nº 043/2000, que se propõe a promover e orientar o desenvolvimento do turismo, atuando numa parceria entre o poder público e a iniciativa privada, dentro e fora do território municipal.
Em 2010 o Diário Oficial da União publicou a regulamentação da Lei do Turismo, através do Decreto 7.381. Dividida em dez capítulos, a legislação define as atribuições das instâncias responsáveis pelo planejamento, desenvolvimento e estímulo ao setor e as regras para cadastramento, classificação e fiscalização dos prestadores de serviços turísticos. Disciplina ainda as atividades das empresas do setor.
O Conselho do Desenvolvimento Econômico do Município – CODEPAL foi criado em função do Decreto nº 200/2005, de 22 de dezembro de 2005. Neste conselho se busca incentivos para empresas com interesse em investir no município, conforme o Programa de Incentivo a Empresas de Palmitos, instituído através de Lei Municipal.
A Secretaria de Indústria, Comércio Serviços e Turismo de Palmitos tem ainda por objetivo promover ações voltadas ao desenvolvimento turístico, industrial e comercial do município. Também busca ações ligadas à geração de emprego e renda, propondo o desenvolvimento econômico e promovendo a divulgação dos potenciais econômicos e turísticos do Município.
A Secretaria também incentiva a instalação, ampliação e modernização de empreendimentos voltados ao desenvolvimento econômico e turístico do Município, como a vinda de novas empresas, incentivo à abertura de novos campos de trabalho, além de estimular e apoiar empreendimentos, a pequena e média empresa, as que utilizem matéria-prima local e a instalação nos distritos industriais. Palmitos conta com uma área industrial em desenvolvimento, que passa por constantes mudancas, limpezas de terreno, aberturas e calçamento de ruas, que dão acesso aos lotes.
Cabe também a esta Secretaria apoiar e organizar feiras, exposições e outros eventos similares, visando a divulgação do Município e de suas potencialidades, como as festas da colheita, que acontece há mais de 40 anos, realizada no pavilhão evangélico em junho e a Festa do Colono e Motorista, com desfile e benção de caminhões, automóveis, maquinas agrícolas, e motos.
Comemorada há 45 anos, tem duração de 3 dias com bailes e jantares típicos em julho; Outro grande exemplo é a Festa do Vinho Colonial, que está em sua 13ª edição e Expoleite, na 1ª edição. Ambos os assuntos (vinho e leite) formam uma grande feira que atrai milhares de pessoas a Palmitos. Em 2013 o Presidente da Comissão Central Organizadora é o atual Secretário de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo. Wanderley considera esta festa como uma grande oportunidade de crescimento e visibilidade para a nossa economia e enfatiza: “Esta é uma festa em que Palmitos precisa estar unida, por isso queremos agregar o maior número de colaboradores possível.”
Este setor da Administração Pública Municipal encarrega-se ainda de promover campanhas de incentivo, envolvendo os estabelecimentos industriais, comerciais e de prestação de serviços do Município; e ainda, adotar medidas visando a inclusão do Município em roteiros turísticos do Estado. O Centro de Informações Turísticas de Palmitos já está atendendo ao público. O local, que é uma grande pipa de vinho, está localizado na Praça Carlos Culmey, próximo à Rua Visconde do Rio Branco.
Além de informações sobre o município e suas atrações turísticas, oferece-se a comercialização de produtos artesanais – parceria com a Palmiart -, além de vinhos de produtores locais – membros da Cooperativa Coloniale – do município. Os valores dos vinhos são os mesmos cobrados nas cantinas.
Promover e incentivar o turismo como fator de desenvolvimento econômico e social é outro ponto de destaque visado por esta Secretaria. O artesanato na região é confeccionado por artistas locais, clubes de mães, e são comercializados nos pontos turísticos da região. Temos no município uma associação de Artesãs que é a Palmiart, que tem como ponto de vendo uma sala comercial localizada na Rodoviária Municipal de Palmitos.
A região é rica em belezas naturais, o clima é úmido com verões, aguas termais com balneário que funciona todo o ano, um belo rio que proporciona aos turistas atividades como pescas e passeios de barcos, jet ski, trilhas ecológicas  e gastronomia típica. Atualmente Palmitos conta com os seguintes pontos culturais e de turismo:
•    Balneário da Ilha Redonda
•    Thermas Ilha Redonda
•    Turismo de Pesca
•    Gruta Nossa Senhora de Lurdes – Linha Santa Maria Goretti
•    Santuário da Nossa Senhora Aparecida – Linha Aparecida
•    Santuário da Nossa Senhora da Saúde – Ilha Redonda
•    Pórtico de entrada da cidade
•    Trilha Ecológica Arquipélago das Lontras
•    Mirante da Casa de Força – Ilha Redonda

Futuros projetos
Conheça alguns dos projetos que esta Secretaria ainda pretende efetuar:
– Casa Colonial: A casa colonial será um espaço aberto para a população e os turistas conhecer e pode adquirir produtos coloniais e artesanato confeccionado em nosso município. Entre os produtos que serão comercializados estão:vinho,geléias,sucos de uva,melado,mel,pães,embutidos,artesanato confeccionado pelas artesãs do nosso município, entre outros produtos. Além disso, o local servirá café colonial com agendamento, poderá levar o turista a conhecer os locais onde a uva é produzida e na sofra colher a fruta no próprio pé,acompanhar as etapas de engarrafamento coletivo do vinho.

Indústria e Comércio
-Investimento em cursos profissionalizantes e técnicos para preparação dos Palmitenses para o mercado de trabalho;
-Projetar programa de incentivo para busca de novos investidores na instalação de pequenas, médias e grandes empresas, com ampliação da Área Industrial, auxilio à terraplanagem, pagamento de aluguel.
-Melhorar de forma continua a infraestrutura de acesso a ruas e pátios de empresas com calçamento e asfalto;
-Incitar a abertura de novos loteamentos;
Turismo
-Elaborar um plano para o desenvolvimento sustentável do turismo;
-Estruturar e ampliar o Centro de Convenção e Eventos do Balneário da Ilha Redonda;
-Melhorar a infraestrutura da Praça Municipal e do projeto de paisagismo do local, bem como estruturar e mobiliar a Pipa que está no local;
-Investir no setor de turismo rural;
-Projetar um Roteiro Religioso nos Santuários do Município;
– Incluir o tema turismo na formação continuada de professores, para que passe a ser discutido nas escolas.
-Projetar paisagismo e ajardinamento na SC 497- Palmitos  até Ilha Redonda;
-Incentivar os agricultores das comunidades que ligam Palmitos ao Balneário da Ilha Redonda à comercialização de seus produtos da agricultura familiar a turistas e visitantes, construindo espaços para venda de produtos coloniais e capacitando os agricultores para essa nova oportunidade;

    Este é mais um dos alicerces da Administração pública municipal, que agrega valores e contribui no desenvolvimento e destaque de Palmitos.

— Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Palmitos – SC Jornalista Responsável: Ediane Zanella (49) 8824-0709 (49) 3647-9600