Secretária de Educação na I Oficina Estadual de Gestores Municipais

Nos dias 25 e 26 de março mais de 1400 gestores públicos municipais reuniram-se no CentroSul, em Florianópolis, para a 1ª Oficina Estadual de Gestores Municipais. O evento foi promovido pela FECAM – Federação Catarinense de Municípios, EGEM – Escola de Gestão Pública Municipal, Associações de Municípios e Tribunal de Contas de Santa Catarina.

De Palmitos participaram a Secretária Municipal de Educação, Itelvina Luíza dos Santos e a assessora administrativa da educação Priscila Signori.

O objetivo foi repassar conhecimentos para a qualificação do gestor público. "A oficina levou aos servidores, principalmente àqueles que estão ingressando em seu primeiro mandato, conhecimentos teóricos para as atividades que desenvolverão nos municípios", explica Alexandre Alves, diretor executivo da FECAM e diretor-geral da EGEM.

De acordo com a assessoria da FECAM foram 14 oficinas e 140 palestrantes orientando questões como: gestão, planejamento estratégico, recursos humanos, educação, meio ambiente, defesa civil, transparência, entre outros assuntos do cotidiano do administrador municipal. Foram também apresentadas experiências de sucesso desenvolvidas por municípios do estado.

O evento teve inicio com a fala do Presidente da FECAM – Celso Zuchi sobre Rigorosidade da Legislação X cobrança da comunidade, e logo em seguida, fez uso da palavra o Diretor de Estudos Políticos – Leonardo Sechi – Professor em Gestão Pública – UFSC, que discorreu sobre modelo de gestão.

Sobre o encontro, a Secretária de Educação Itelvina salientou que vários assuntos e experiências de gestores municipais foram citados, como também idéias que já funcionam num município e podem ser adotadas, como o projeto “Hortas Escolares, Saberes e Sabores”, que visa formar hábitos alimentares, integrar alunos com o meio ambiente, enriquecimento da merenda e do cardápio escolar, envolvimento na implantação e manutenção das hortas, atividades educativas e preventivas de combate a doenças e compreensão sobre a importância de uma alimentação equilibrada. Itelvina destaca que “educação de qualidade é indispensável a todos, precisamos de critérios para superação do analfabetismo e acesso permanente à aprendizagem em todos os níveis de escolaridade.”

A Assessora Jurídica da FECAM Gisele Stakflett falou sobre o Piso Nacional, Hora Atividade e Carreira Docente destacando a Jornada de Trabalho, onde 1/3 da deve ser destinada à hora atividade, dentro da unidade escolar.

Sobre o tema Educação Infantil, Altino José Martins, Diretor Da Educação Infantil de Florianópolis, falou dos desafios da educação infantil: “esta é uma área movediça, onde não há políticas específicas. O desafio dos municípios é o enfrentamento da educação de 0 a 3 anos. É ampliar e qualificar o atendimento, zerando a lista de espera, almejando para 2020 atender 50% das crianças dessa faixa etária.”

A Secretária Itelvina realça que “são encontros como este que incitam novas perspectivas nos modelos de gestão atuais, em como administrar as secretarias, projetos escolares, sobre a municipalização do Ensino Fundamental, sobre alimentação e merenda escolar.”

Publicado por: Helfer Produções Assessoria de Imprensa

Prefeitura de Palmitos