CREAS e Conselho Tutelar no combate à violência sexual

Nos dias 16 e 23 de abril, as profissionais do CREAS: Assistente Social Anaclete Secchi e Psicóloga Luciana Maria Toniolli, mais o Conselho Tutelar de Palmitos, iniciaram a primeira etapa de Capacitação sobre Violência Sexual com os professores dos Centros de Educação Infantil do município.

A capacitação, que acontecerá em várias etapas, tem como objetivo geral discutir os vários tipos de violência sexual. De acordo com a Psicóloga Luciane “ao longo da capacitação será analisado e discutido como os professores devem proceder quando tiver algum indício de algum tipo de violência sexual. Os professores serão orientados sobre como realizar intervenções junto a crianças ou adolescente que tiveram seus direitos violados.” Além disso, a Ética Profissional será ressaltada e serão disponibilizados números de telefones para que as pessoas possam fazer denúncias anônimas, caso preferirem não se identificar.

Nesta primeira fase da capacitação, aproximadamente 30 professores estiveram presentes. Segundo a psicóloga do CREAS, este momento foi muito produtivo, “os professores participaram ativamente, tirando suas dúvidas, expondo seu ponto de vista, suas preocupações e medos diante de algo tão sério que é a violência sexual” explicou.

A capacitação será realizada ao longo do ano, também para os professores das escolas municipais e estaduais do município. “Começamos os trabalhos com os professores dos CEI’s em virtude de que, a maioria dos casos registrados de violência sexual em nosso município, é percebido em crianças com idade inferior a seis anos”, explica Anaclete.

No que diz respeito aos casos de violência sexual em Palmitos, as profissionais alertam que os números têm aumentado significativamente e existem pontos a serem analisados em relação a esta problemática. Se por um lado, o aumento do número de casos é preocupante, por outro lado “podemos perceber que as pessoas estão se sensibilizando cada vez mais com esse problema e fazendo denúncias, o que é extremamente importante para os profissionais que atuam na proteção dos direitos de crianças e adolescentes” declara Luciane.

As coordenadoras do projeto deixam uma frase para reflexão: “Para fazermos uma omelete, é preciso primeiramente quebrar os ovos, ou seja, se queremos proteger as crianças e adolescentes, que são vítimas de algum tipo de violência, é preciso se envolver. Se cada um de nós fizer a sua parte, com certeza o número de casos de violência sexual em nosso município pode e vai diminuir” enfatizam.

As profissionais ressaltam ainda que no dia 18 de Maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e  Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Está sendo organizado um evento especial para está data, que em breve será divulgado.

Publicado por: Helfer Produções Assessoria de Imprensa

Prefeitura de Palmitos