Secretaria de Saúde de Palmitos realiza palestra a alunos do Colégio Santa Rita sobre doação de órgãos

Dia 27 de setembro é o dia nacional de doação de órgãos. Para ressaltar a data, no dia 26 foi realizada, pela Secretaria Municipal de Saúde de Palmitos, uma palestra aos alunos do quinto ano do Colégio Santa Rita, com o tema: “Doação de órgãos é doar vida”!

A Enfermeira da Estratégia de Saúde da Família IV, Simone Helena Bortolanza, ministrou a palestra, que objetivou “mostrar o que é transplante de órgãos, ou seja a reposição de um órgão, ou tecido de uma pessoa doente (receptor) por outro órgão ou tecido normal de um doador, vivo ou morto” explicou a profissional.

No encontro também foi explanado quem pode ser doador de órgãos, como é realizada a doação, quais órgãos e tecidos podem ser doados, mitos e verdades, doação de órgãos e tecidos em nossa região, e doação de sangue.

A Enfermeira Simone afirma que: “um único doador tem a chance de salvar ou melhorar a qualidade de vida de até 25 pessoas, e a pessoa que deseja doar os órgãos deve falar para algum familiar, para que o procedimento seja autorizado”.

Já para as doações em vida, o doador deve ter mais de 18 anos de idade e o receptor deve ser cônjuge ou parente consanguíneo (pais, filhos, irmãos, avós, tios ou primos).

A Secretária de Saúde Tânia Henchen complementa que “a falta de informação e o preconceito também acabam limitando o número de doações obtidas de pacientes com morte cerebral. Com a conscientização da população, o número de doações pode aumentar. Para muitos pacientes, o transplante é a única forma de salvar suas vidas” declara Tânia.

A doação de órgãos é um ato de caridade e amor ao próximo. A cada ano, muitas vidas são salvas por esse gesto. A conscientização da população sobre a importância da doação de órgãos é vital para melhorar a realidade dos transplantes no país.

Publicado por: Helfer Comunicação

Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Palmitos