Aulas de música na APAE de Palmitos: professor da Casa da Cultura interage com alunos
A coordenação da Casa da Cultura e a APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Palmitos firmaram uma parceria em prol da inclusão musical. Todas as terças-feiras à tarde o professor de música Mateus Pereira interage com os alunos da escola, no objetivo de aproximá-los da música e dos instrumentos musicais. Atualmente a APAE atende 90 alunos e a turma participante das aulas de música inclui 30 alunos, que mostraram interesse em participar e afinidade com os sons.
O professor Mateus afirma que este é um grande desafio, “onde preciso aprimorar e adaptar minhas técnicas de canto e instrumental. Várias ideias e formas e trabalho são possíveis, pois os alunos são muito interessados. Pretendemos trazer um palhaço para interagir com eles e também criar um festival da canção próprio” declarou. Em junho acontecerá o 2º Café e Cultura, um evento cultural de integração e mostra de talentos. Neste evento o professor Mateus já confirmou a presença de seus alunos da APAE e promete uma apresentação emocionante.
A professora Edineia Mora, que trabalha na APAE as ações lúdico-cognitivas dentro do programa Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEDE), percebeu uma melhoria naqueles que participam das aulas de música. “Depois das aulas de música os alunos ficam mais atentos, muito perceptivos, sendo mais fácil o aprendizado. Para eles é uma realização, e o comportamento muda completamente”.
A Secretária da instituição, Tatiana Schaefer Agostini afirmou que os alunos esperam ansiosos pela terça-feira, para cantar, se alegrar e interagir, sugerindo e participando das canções. “Quando o professor Mateus chega, os alunos começam cantar e o recepcionam com muita animação. Esta parceria deu muito certo, porque é melhor o profissional vir até à escola e não precisarmos nos deslocar com todos os alunos até a Casa da Cultura”.
A Secretária de Educação, Cultura e Esporte, Darlise Fadanni afirma que a intenção, com este trabalho, “é aproximar a educação musical da inclusão escolar, acreditando que todos os recursos que puderem ser utilizados para facilitar estes processos, devem ser levados em consideração e postos em prática”.
Para o professor Mateus estes alunos são mais que especiais, são iluminados, bondosos, muito felizes e agradecidos pelo que têm “o que torna o trabalho muito leve e prazeroso. É um trabalho que exige bastante, devido às dificuldades individuais dos alunos. Mas como eles compreendem bem as cores, pretendo desenvolver métodos com identificação das notas musicais pelas cores, para facilitar o aprendizado” esclareceu Mateus.
A música mobiliza a inteligência e a sensibilidade, possibilitando a inter-relação entre a emoção e a razão. O ser humano transforma e reorganiza os sons do mundo, e se comunica com os seus semelhantes, por isso a educação musical, no contexto escolar é muito importante, porque este é um direito de todo cidadão: ter acesso à cultura e à informação.
Ediane Zanella
Departamento de Jornalismo e Marketing – Helfer Comunicação
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