Delegação Palmitense participa da fase estadual dos Jogos da Terceira Idade

Com a intenção de celebrar a vida e a amizade, aconteceu de 12 a 17 de maio, em Canoinhas, a sétima edição dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti), primeiro evento estadual do ano no calendário da Fundação Catarinense de Esporte – Fesporte. Participaram deste evento mais de 1.600 atletas, com mais de 60 anos, de 157 municípios.

O município de Palmitos esteve bem representado nos jogos, com a delegação composta por 36 idosos, mais a coordenadora Roselei Reinheimer. Palmitos disputou nas modalidades: bolão masculino –  29 equipes e feminino –  25 equipes; Bocha masculino 34 equipes e feminino – 33 equipes; Truco masculino – 51 equipes; Canastra masculino – 35 equipes e Dança de salão 60 a 69 anos – 31 casais.

A coordenadora declarou que durante a viagem e a competição “a equipe foi ótima, pois todos têm muito espírito de equipe. Foram se motivando e se auxiliando, com muito respeito e coleguismo, o que tornou a competição leve e prazerosa”.

A Secretária de Assistência Social Andreza Slomski declarou que as classificações foram muito boas, e que chegar até a fase estadual exige muito esforço. “Os jogos iniciam na etapa municipal, os classificados jogam na etapa regional e depois vão para a estadual, um grande desafio para nossos atletas, que conseguem este mérito graças ao grande apoio da nossa coordenadora Roselei”.

Em Palmitos, os jogos são realizados em parceria com a Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, por meio do Departamento de Esporte do município. Para o Prefeito Norberto Paulo Gonzatti, “todos os nossos idosos estão de parabéns, pois continuam mostrando garra e espírito esportivo, continuam movimentando corpo e mente e nos orgulham muito por ter chegado tão longe numa competição de tão alto nível. Também precisamos louvar o excelente trabalho da Secretaria de Assistência Social e do Departamento de Esporte, que tão bem promoveram e realizaram a etapa municipal e deram todo os suporte aos nossos idosos nas demais fases” declarou o Prefeito.

Os Jasti

Criados em 2008, os Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) têm como objetivo principal estimular a participação dos idosos em atividades esportivas e recreativas, além de ampliar as perspectivas de vida. A recompensa dos Jasti na vida dos participantes tem sido muito maior. Além dos benefícios que a atividade física proporciona, o evento fortalece as relações de convívio social e a troca de experiências. Visa ainda a reverter a imagem do idoso na sociedade, geralmente associada a um ser ocioso e sedentário.

Os números da sétima edição, em 2014, mostram que os Jasti têm conquistado os atletas da melhor idade. Neste ano houve recorde de inscrições. Foram mais de 8.600 participantes de 222 municípios catarinenses desde as etapas microrregionais.

Ediane Zanella

Departamento de Jornalismo e Marketing – Helfer Comunicação