Governo Palmitense trabalha por melhorias após enchente

Depois das chuvas restou muito trabalho a ser feito em Palmitos. O Governo Municipal está muito sensibilizado e vem auxiliando a população desde que a situação começou. Em conversa com o Prefeito de Palmitos, Norberto Paulo Gonzatti, o mesmo relatou que já nas primeiras chuvas ocorridas no município, houve um monitoramento junto com a Defesa Civil, “sempre trabalhando coletivamente com todos os Secretários da Administração, para que pudessem de uma forma ou de outra amenizar o sofrimento das pessoas”.

Segundo Gonzatti, algumas situações ficaram além das condições do município, como por exemplo, a falta de energia elétrica, devido aos fios estar submersos, também a entrega de alimentação para aves e suínos, e até mesmo o fretamento leiteiro, devido aos bueiros estarem inundados e os rios represados, impossibilitando o acesso. Norberto agradeceu as doações feitas através da Defesa Civil estadual e também do povo Palmitense e dos outros municípios. Salientou ainda a união das pessoas nesse momento, e deixou bem claro que todos os necessitados serão atendidos dentro de um certo período de tempo.

O Vice-Prefeito José Roberto Gomes destacou a importância dos vizinhos, amigos e familiares nessas horas difíceis. “Muitas famílias, mesmo que em situação difícil, ajudoaram vizinhos e amigos. Talvez com a inexperiência por nunca ter passado por um momento desses, possamos ter deixado a desejar em algumas situações, pois a última enchente de grande proporção foi há trinta anos. Mas agora cabe a nós, neste mandato, ajudar a administrar esse momento tão difícil” declarou Gomes.

O Secretário de Obras e Infraestrutura, Odile Pifer, acredita que agora o trabalho deve ser voltado à reconstrução das estradas, dos pontilhões, além de recompor a questão turística do município, que inclui o Balneário de Ilha Redonda, o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, e também amenizar o sofrimento dos agricultores nesse momento.

A Administração está levantando todos os dados, para que possa, com recursos próprios ou com recursos do Governo do Estado ou Federal, amenizar a situação em que o povo de Palmitos se encontra. “Dê momento não há recursos, a não ser do município. A primeira meta é finalizar os levantamentos, e a partir daí será feita uma reunião junto ao Governador do Estado, com os Secretários Regionais e com os prefeitos das regiões ribeirinhas que foram atingidas, para que seja elaborado um dossiê, e assim consigamos captar recursos” concluiu Gonzatti.

Pelos levantamentos realizados até agora, acredita-se que o prejuízo direto da agricultura está em torno de um milhão e meio a dois milhões de reais. No turismo, pela perda das casas, do comércio e a questão da Ilha Redonda são mais de cinco milhões de prejuízo. A equipe da Prefeitura está dando todo o suporte necessário, e continuará ajudando a todos.

Ediane Zanella

Departamento de Jornalismo e Marketing – Helfer Comunicação