Administração de Palmitos repassa equipamentos para Hospital Regional

A Administração de Palmitos realizou, no dia 07 de março, a entrega de equipamentos e materiais ao Hospital Regional de Palmitos. A aquisição destes foi realizada através de convênio com o estado de SC, por intermédio da 29ª Secretaria de Desenvolvimento Regional de Palmitos, via prefeitura.

O prefeito Norberto Paulo Gonzatti explicou que o repasse de R$ 20.000,00 foi realizado por meio de subvenção do deputado estadual Mauro De Nadal, com contrapartida do município equivalente a 30%: R$ 6.666,67. “A Administração concedeu os bens sem custos ao Hospital para que a equipe faça uso dos equipamentos a fim de prestar serviços médicos hospitalares à população Palmitense. A cessão de uso tem validade de dois anos, podendo ser prorrogada na forma da lei, posteriormente” afirmou. Gonzatti esclareceu também que, devido ao aumento de demanda na área da saúde, necessita-se de mais infraestrutura que proporcione melhores condições de trabalho aos profissionais especializados. “Assim como necessitamos de servidores qualificados, também precisamos de novos reaparelhamentos nas unidades de saúde, para melhor funcionamento e operabilidade, afim de que se possa possibilitar o acesso universal e contínuo dos serviços de saúde de qualidade, acolhendo todos os usuários sem distinção” afirmou o prefeito Gonzatti.

Também participaram do ato o vice-prefeito José Roberto Gomes, o deputado estadual Mauiro De Nadal, o secretário de desenvolvimento regional Mário Alceu Peiter, o presidente da Câmara de Vereadores Rineldo Perin, vereadores Moacir Dellazere, Claudemir Felchicher e Jair Schenna, bem como o gerente de saúde da 29ª SDR Claudemir Camargo, o presidente do Hospital Regional de Palmitos Beloni Decker, a secretária de saúde Tânia Henchen, o padre Irineu Paetzold e demais colaboradores do hospital.

Ainda há alguns itens em tramite de licitação, mas os equipamentos entregues no dia foram: uma balança pediátrica digital, capacidade de 20 kg; dois oxímetros de mão, com display em LCD monocromático de alta definição com iluminação e contraste; dois carros de emergência com 4 gavetas; quatro frigobares com porta reversível com capacidade aproximada de 80 litros para guarda de medicamentos termosensíveis; três mesas de Mayo com bandeja em inox, um detector de batimentos cardiofetais portátil e um oxímetro de mesa com precisão de SpO² em situações de baixa perfusão ou durante movimentação do paciente.

A secretária de saúde Tânia ressaltou que dos itens entregues ainda está faltando uma balança pediátrica, dois passantes e um oxímetro. Estes dois últimos não foram entregues em função de nenhuma empresa ter participado da licitação, mas foi decidido entregar o que já se havia conseguido. Uma nova licitação já está sendo providenciada garantiu Tânia. “Existe uma parceria sólida entre a secretaria e o hospital no sobreaviso, nos procedimentos, nas cirurgias eletivas, por isso gostaríamos de ajudar muito mais, para que os pacientes sejam cada vez melhor atendidos, através do material entregue” declarou a secretária.

Em nome do hospital o presidente Beloni evidenciou a busca pelas melhorias e como um ato como esse, de conseguir os materiais é algo valioso, que melhora a dinâmica de trabalho e auxilia os profissionais no exercício de cuidar e zelar pelos que necessitam destes serviços. O presidente da câmara Perin parabenizou o empenho de todos os envolvidos e falou dos avanços que o hospital vem tendo graças ao esforço coletivo.

Ajudar o Hospital é sempre o foco. O secretário regional Mário A. Peiter declarou que o pedido de subvenção não foi possível em 2013. “Foi então conversado com o prefeito, mas o valor precisaria ser repassado ao hospital por meio de cessão de uso. Graças à mentalidade de fazer o bem, agradeço ao prefeito, ao deputado Mauro, por conseguir os recursos e por mais uma vez assumir compromissos e firmar ações benéficas como a de hoje” declarou Peiter, colocando-se à disposição.

Gonzatti explicou que “com essa abertura de ideias, é preciso focar na comunidade. Como ano passado foi ano eleitoral, as entidades dificilmente receberiam recurso financeiro de convênio de subvenção. Então quando houve essa procura sinalizando a vinda de recurso para o município para determinadas entidades, realizamos este diálogo par dar a contrapartida e trazer os equipamentos”.

O deputado Mauro De Nadal destacou “a sensibilidade do prefeito Norberto e sua equipe, mais Câmara de Vereadores e SDR em se empenhar na busca por recursos, despindo-se das dores partidárias e colocando a sociedade em primeiro lugar”. Abordou ainda as dificuldades atuais que todo o país enfrenta, inclusive manter um hospital em funcionamento em municípios menores, que necessita muito da união dos poderes. De Nadal também trouxe informações acerca da emenda impositiva que foi acertada, prevendo que 50% do recurso oriundo dos deputados federais terá que ser destinado à saúde.

Após as falas o padre Irineu Paetzold enalteceu o ato e abençoou os materiais e equipe de trabalho, encerrando assim o encontro.

Ediane Zanella

Departamento de Jornalismo e Marketing – Helfer Comunicação