Criadora do “chaveiro da vida” realiza palestra em Palmitos

Tânia Mary Gomes é uma ativista na luta contra o câncer de mama e veio a Palmitos contar sua história

No dia 05 de março foi realizada uma palestra no Centro de Conivência dos Idosos em Palmitos, em comemoração ao dia internacional da mulher. O evento foi organizado através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e a Rede Feminina de Combate ao Câncer. A presidente da Rede Inês Slmoski e a Secretária de Assistência Social Andreza Slomski acolheram as mulheres e agradeceram a presença, por entenderem a importância de conversar sobre este tema.

A palestrante convidada, Tânia Mary Gomez é catarinense, natural de Caçador. Formou-se em pedagogia e atuou à frente de instituições educacionais e entidades de classe em Florianópolis, onde residiu antes de se mudar para Curitiba, há 15 anos.

Tânia é presidente do Instituto Humsol – Instituto Humanista de Desenvolvimento Social, que desenvolve projetos que promovem mudanças pela informação, inclusão cidadã e oficinas nas áreas de assistência social, cultural, educacional, ambiental e de saúde. Ela também é vice-presidente nacional da FEMAMA – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama e já trabalhou com um projeto como coordenadora de pesquisas sobre câncer nos EUA. Além disso, participou da novela Viver a Vida, num depoimentos ao fim do capítulo.

Dos dados que trouxe Tânia firmou que é preciso mudar a realidade brasileira, que apresenta um alto índice de mortalidade. Anualmente surgem 50 mil novos casos da doença, sendo que cerca de 11 mil acabam com o falecimento da paciente. Um número absurdamente alto, ainda mais se levarmos em conta que, se diagnosticado precocemente, as chances de cura chegam a 95%. “O problema é que cerca de 60% das pacientes descobrem que têm a doença em estágio avançado, o que reduz substancialmente a chance de cura”, alerta Tânia Gomez. E ela sabe do que está falando.

Seu trabalho voltado à prevenção do câncer começou a partir de sua própria experiência. Ela teve câncer de mama e seu diagnóstico veio à tona em 2001. “Passei por cirurgia, radioterapia, quimioterapia e fiz tratamento durante dez anos, tomando medicamento”, conta. “Nunca tive problema de a doença ou os sintomas reaparecerem, mas também tomei algumas atitudes, porque acredito que viver bem faz diferença.”

Após vencer a luta contra o câncer, Tânia tornou-se ativista na divulgação da doença. “Precisamos estar atentas às mudanças de nosso corpo e saber que existem profissionais que podem nos ajudar a descobrir, precocemente, se há algo errado. É importante que façamos o autoexame das mamas e, se necessário, a mamografia para, caso exista a doença ela possa ser curada o mais breve. Quanto mais cedo descoberto o mal, mais chances de cura são registradas”, destaca a palestrante que comenta que no Brasil, 30 mulheres morrem por dia, vítimas de câncer de mama.

Prevenir é o alvo e levar a mensagem de tornar o dia de alguém melhor. A palestrante também falou sobre o alcoolismo, contando sua história de vida e sua experiência com o câncer de mama. Com músicas e atividades interativas Tânia acolheu as mulheres, conversou com aquelas que já passaram pelo câncer, bem como abordou os outros tipos da doença, que acometem homens e mulheres no mundo todo. Trouxe imagens e casos reais de mulheres, da participação dos maridos, importância da família e amigos na superação da doença.

As mulheres presentes se envolveram e presenciaram testemunhos emocionantes, exemplos de superação e cura, além de diversão com a distribuição de perucas, plumas, chapéus, lenços e outros acessórios na cor rosa. Com jeito irreverente, além de falar sobre a importância da prevenção do câncer de mama, Tânia levantou as mulheres de suas cadeiras e mostrou a importância de elas se sentirem bem. “O câncer deve ser vencido e ele não pode nos vencer. Temos que ter fé e acreditar que somos diferentes”, destacou a palestrante, convidando todas para cantar e dançar.

Chaveiro da vida

Seu maior projeto e um dos mais conhecidos é o “Chaveiro da Vida – prevenção ao câncer nas suas mãos”, criado por Tania e reconhecido mundialmente, durante um congresso internacional realizado em Varsóvia, na Polônia. “Eu ficava pensando em como poderia levar a prevenção para o dia a dia das pessoas. Passei dois anos pesquisando. O chaveiro – formado por contas cor-de-rosa e disponibilizado em kits, que são montados pelos próprios usuários – é um objeto que as pessoas podem levar consigo. Com isso, elas vão olhar para eles e se lembrar de fazer os exames.”

A mensagem principal que Tânia deixou às palmitenses foi que a mulher precisa se cuidar. “Todo dia, quando me olho no espelho, agradeço a Deus por estar viva e ele ter me dado a chance de estar curada de um câncer de mama. Além disso, quando me vejo sempre penso: sou linda, maravilhosa, poderosa e vitaminada. É isso que todas as mulheres devem ter em mente. Pois somos seres especiais e merecemos estar sempre bem conosco”, declarou Tânia, sendo muito aplaudida e admirada por todos, consagrando o evento realizado pela RFCC e Secretaria de Assistência Social de Palmitos.

Ediane Zanella

Departamento de Jornalismo e Marketing – Helfer Comunicação