Outubro Rosa

Palmitos adere à campanha “Outubro Rosa”

O município de Palmitos, através da Secretaria Municipal de Saúde, aderiu à campanha mundial “Outubro Rosa”. Para este ano o tema central é: “Seu corpo também é sua casa! E a chave para mantê-lo de portas abertas para a vida é a prevenção”, ressaltando que a prevenção é a melhor forma de prevenir o câncer de mama entre as mulheres.

De acordo com a secretária de saúde, Adriane Augustin, o Outubro Rosa é um movimento que vem crescendo entre a população para estimular o controle do câncer de mama. Ela ressalta que a mulher deve conhecer seu corpo e ficar alerta as alterações que possam ser suspeitas.

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete mulheres no mundo. A estimativa é que o Brasil deve registrar cerca de 600 mil novos casos de câncer por ano em 2018 e 2019, segundo dados atualizados do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca). Essa doença também pode atingir homens – um caso diagnosticado a cada 100 casos de mulheres.

Quanto mais cedo for diagnosticado, maiores são as chances de cura. Através do autoexame já é possível detectar alguma anormalidade no seio. Veja como é simples:

1 – Em frente ao espelho, observe atentamente o bico dos seios, superfície e o contorno das mamas;

2 – Continue em frente ao espelho, levante os braços e veja se este movimento altera o contorno e a superfície dos seios;

3 – Agora deite, e com a mão direita, apalpe a mama esquerda. Com movimentos circulares e delicados, aperte levemente com a ponta dos dedos. Repita o procedimento na mama direita;

4 – Na hora do banho, ensaboe a pele e levante o braço direito deslizando os dedos da mão esquerda levemente sobre a mama direita, estendendo até a axila. Repita o procedimento na mama esquerda. Conforme Adriane, se a mulher encontrar alguma alteração na mama, ela deve procurar o posto de saúde do município.

Para finalizar, a secretária convida a comunidade para participar de uma mateada na praça, na próxima quinta-feira (17). “Vamos realizar uma mateada na praça em prol da campanha de prevenção à saúde da mulher. E, também, saúde do homem lembrando que em novembro teremos o Novembro Azul, com nova ação para conscientização sobre ações preventivas”