Outubro Rosa: Profissionais Palmitenses se unem para a educação em saúde nas escolas

No dia 16 de outubro de 2013, foi desenvolvida mais uma ação da Programação “Outubro Rosa” em Palmitos. O Programa Educação em Saúde envolveu ações em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer – RFCC e Secretaria Municipal da Saúde – SMS, por meio da enfermeira da RFCC Carolina Otto, enfermeira da SMS Simone Bortolanza e a farmacêutica e bioquímica da SMS Gabriela Valdameri.

As atividades realizadas tiveram como público alvo 619 estudantes do ensino médio das escolas estaduais (Escola de Educação Básica Felisberto de Carvalho, Escola de Educação Básica Princesa Isabel e Escola de Educação Básica Jorge Lacerda), no turno matutino, vespertino e noturno.

A bioquímica Gabriela Valdameri explica que o principal objetivo da ação foi “levar informações até às escolas sobre a o funcionamento da programação  Outubro Rosa e divulgação do PSE – Programa de Saúde na Escola que terá inicio com as atividades no ano de 2014”. Além disso as profissionais realizaram a divulgação do ambulatório DST’s/AIDS/Hepatites virais quanto suas diretrizes e da gratuidade e disponibilidade de exames e vacinas, “bem como orientações acerca do HPV (Papilomavírus Humano) que é um grupo de vírus responsável pelo aparecimento de verrugas genitais, câncer do colo de útero, vagina e vulva” esclareceu a enfermeira da RFCC Carolina Otto.

A enfermeira Simone Bortolanza informou que as meninas de 11 a 13 anos serão vacinadas a partir de 2014 contra o vírus papiloma humano (HPV), que pode causar o câncer do colo de útero. A partir de 2015, a vacinação vai abranger meninas dos 9 anos até os 11. A imunização ocorrerá de forma estendida – a segunda dose da vacina será aplicada seis meses depois da primeira e a terceira dose deverá ser aplicada cinco anos após a primeira. As três doses serão aplicadas nas pré-adolescentes com autorização dos pais ou responsáveis.

Publicado por: Helfer Comunicação

Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Palmitos