Chama acesa, patriotismo aceso! Palmitos inicia atividades alusivas à Semana da Pátria

No dia 7 de setembro de 2014 Palmitos e todo o país irá comemorar o dia da Independência do Brasil. Data em que, há 192 começou uma história e uma luta para que o país se desenvolvesse. Em Palmitos várias atividades foram programadas em prol desta comemoração. O tema da Semana da Pátria de 2014 em Palmitos é: “um povo, uma história”.

Na segunda-feira, dia 1º de setembro aconteceu a cerimônia da benção do fogo simbólico no Corpo de Bombeiros Militar e na sequência houve o translado do fogo até a Praça municipal, com acompanhamento do Grupo Escoteiro Gonçalves Dias, do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e alunos do Núcleo Educacional Municipal Ida Hilda Casela Vidori.

O primeiro hasteamento das bandeiras foi realizado pelas seguintes autoridades: prefeito Norberto Gonzatti, vice-prefeito José Roberto Gomes e secretária de educação, cultura e esporte Darlise Vaccarin Fadanni.

A hora cívica foi organizada pelo Núcleo Educacional Municipal Ida Hilda Casela Vidori, que também fez a guarda do fogo. A aluna Emanueli Puhl apresentou o poema “Pátria” de Olavo Bilac e a aluna Débora Carvalho cantou “Brasil” de Cazuza.

Na terça-feira, dia 02 o ato cívico foi feito pelo Núcleo Educacional Municipal Rudolpho Walter Schreiner. Os alunos do 5º ano matutino apresentaram a música “O Vento”, com o auxílio das professoras Rosali e Rosimeri. E os alunos do 2º ano cantaram a música “A vida é uma criança”, com o auxílio da professora Rosângela. A guarda do fogo neste dia ficou por conta da Escola de Educação Básica Princesa Isabel.

No dia 03, quarta-feira, a hora cívica foi feita pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que também fez a guarda do fogo.  A primeira apresentação foi um teatro com o seguinte dizer: “Deus nos abençoou com belas paisagens e lugares maravilhosos que fazem parte da história do Brasil e que são visitados até hoje por milhares de pessoas. E por isso temos orgulho de ser brasileiros e amamos nosso país”. Após foi apresentada uma dança da música “Eu Te Amo Meu Brasil”.

A programação segue até domingo, dia 07, data em que haverá o tradicional desfile de escolas e instituições, que ao desfilarem pela Avenida Brasil, irão contar suas histórias e memórias. Entretanto, outras atividades importantes do mês de setembro foram inclusas na divulgação, como o 4º Seminário Regional sobre saúde e qualidade de vida no meio rural, que acontecerá dia 17, no Distrito de Santa Lúcia e de 23 a 27 de setembro será realizada a primeira EXPOPALMITOS, com ranqueamento bovino de raças leiteiras, no Parque de Exposições e Eventos.

Ediane Zanella

Departamento de Jornalismo e Marketing – Helfer Comunicação