Palmitos, um povo uma história!

Desfile em honra à Pátria conta lindas histórias

 

O dia sete de setembro é um feriado nacional conhecido também como “dia da Pátria”, em que se comemora no país inteiro a Independência do Brasil. E para celebrar a data. Em Palmitos o Desfile Cívico, que neste ano teve como tema, “Palmitos, um povo uma história”, iniciou às 08h30min na Avenida Brasil.

O Dia da Pátria é marcado por desfiles patrióticos na maioria das cidades brasileiras. Em Palmitos é promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte o desfile cívico contou, neste ano, com a participação de 29 entidades e representações culturais.

A Banda Municipal abriu a manhã com seus integrantes voluntários – alunos e pais de alunos da Casa da Cultura Paulo Eduardo Máximo Müller. Neste ano a Banda, que tem 26 integrantes, se apresentou com a coordenação dos professores Daniel, Marcelo e Paulo.

Na sequência desfilou o 19º grupo escoteiro Gonçalves Dias.  Grupo composto por uma alcateia mista, reunindo crianças de 7 a 10 anos, de uma tropa escoteira mista, com jovens de 11 a 14 anos e uma tropa sênior, com jovens de 15 a 17 anos. Os adultos que fazem parte do grupo, integrando a chefia e a diretoria, são adultos voluntários que acreditam que o mundo pode se tornar melhor se cada um fizer a sua parte.

Após foi a vez dos carros alegóricos. O primeiro, em comemoração aos 88 anos de colonização, trouxe pessoas que fazem parte da história do município, aquelas que estiveram presentes no processo de colonização. Em homenagem aos 60 anos de emancipação politico-administrativa os ex-prefeitos e ex-vice-prefeitos de Palmitos assim como também os atuais, desfilaram num segundo carro alegórico, sendo homenageados:

  • Euclides Secchi – Vice de Darci Aléssio – 01/01/1974 a 01/02/1977
  • Ademar Henchen e seu vice Antenor Rigoni – 01/01/2001 a 01/01/2005
  • Antonio Fiorese Sobrinho e Clóvis Beskow, Prefeito e Vice – 01/01/1993 a 01/01/1997.
  • Nilson Rigoni – Prefeito – 01/02/1977 a 04/02/1982
  • Leonir Dacroce – Vice de Celso Lucca – 04/02/1982 a 01/01/1989
  • Celso Tadeu Lucca – Prefeito – 04/02/1982 a 01/01/1989
  • Celso Knapp e Antonio Fiorese Sobrinho – 01/01/1989 a 01/01/1993
  • Celso Knapp e Darci Angelo Bortolotti – 01/01/2005 a 01/01/2009
  • Norberto Paulo Gonzatti e José Roberto Gomes – 01/01/2009 até os dias atuais

O desfile prosseguiu com os Centros de Educação Infantil (CEI’s). O primeiro foi o “Ayrton Senna”, que neste ano está trabalhando o projeto “ludicidade da primeira infância” trazendo o subprojeto com o tema “guarda-chuva encantado”, com o objetivo de levar histórias infantis para casa, envolvendo as famílias na contação de histórias e vivenciando momentos de ludicidade e viagens ao mundo da imaginação. O CEI Turma da Mônica está trabalhando o projeto “brincar: aprender e criar”, trazendo para a Avenida o subprojeto “maleta do saber” também com o intuito de levar histórias infantis para as famílias. O CEI Lourdes Sana Steffens apresentou o projeto “musicalidade e sua magia”, já que a música possui um papel importante na educação das crianças.

A quarta instituição a se apresentar foi o grupo de Idosos de Palmitos, que contou um pouco da história de Palmitos, das dificuldades, dos medos vencidos, das alegrias e conquistas adquiridas. Acompanharam os grupos da terceira idade, alunos que frequentavam a Escola Municipal de Nova Santa Cruz no ano de 1964, com o então professor Lauro Back, que hoje faz parte do grupo de canto Princesa Isabel do Bairro Santa Terezinha.

Em seguida desfilou a Escola Especial Professora Célia Moema Soares Lucca – APAE de Palmitos. A APAE é uma associação civil, não governamental, filantrópica, com atuação nas áreas de assistência social, educação, saúde, prevenção, trabalho, profissionalização, defesa e garantia de direitos, esporte, cultura, lazer, estudo, pesquisa e outros. O público-alvo são pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla.

O Grupo Santa Rita foi o seguinte no desfile. O grupo desenvolve suas atividades de ensino, pesquisa e extensão por meio do Colégio Santa Rita de Palmitos, Faculdade Regional Palmitos – FAP, Faculdade Santa Rita de Chapecó e, em 2015, inaugura o novo Colégio Santa Rita de Chapecó. Junto ao MEC, o Grupo Santa Rita obteve conceitos de excelência, com notas máximas.

O Núcleo Educacional Municipal Aluíno Knapp contou a história desta escola, passando pelo processo de nucleação, até a atualidade, onde citou alguns de seus projetos, como o Cooperjovem e a Noite do Lampião.

O Núcleo Educacional Municipal Avelino Alves Triches, da Linha Passarinhos, demonstrou a beleza da mistura das cores, através do projeto que norteou o 1º semestre de 2014, que teve como tema “brasilidade à flor da pele” de Beatriz Milhazes, artista brasileira que usa as cores, círculos, rosáceas, hibiscos e muitos elementos da gravura para expressar a cultura popular.

A Escola de Educação Básica Jorge Lacerda, de São Braz, tem por objetivo geral, oportunizar o crescimento de forma harmônica do educando, propiciando o desenvolvimento de suas potencialidades, o respeito á dignidade e a liberdade onde o processo de desenvolvimento cognitivo e competência intelectual possibilitem a estruturação do conhecimento, juntamente com o decidir e o agir promovendo a sua auto realização. Neste ano, realiza o resgate histórico institucional e comemora 90 anos, com o slogan “Jorge Lacerda, 90 anos fazendo a diferença na educação”.

 A Escola de Educação Básica Felisberto de Carvalho trouxe a Copa do Mundo para a Avenida, com o projeto “o mundo dentro da escola.” Pesquisando um pouco mais sobre os 32 países que disputam a copa do mundo, foi possível despertar a cultura da fraternidade e paz que deve existir entre as nações.  

A Escola de Educação Básica Princesa Isabel trouxe o tema: a magia da leitura. Muitos trabalhos significativos vêm sendo desenvolvidos pela escola no sentido de que todos os alunos possam adquirir habilidades de leitura e escrita, para que possam viajar pelo mundo das sensações, dos cheiros, das cores, dos sabores, das cidades, dos planetas, pelo sonho e pelo possível, pelo imaginário e pelo real.

A Escola de Educação Básica Sede Oldenburg contou a história da colonização local, as primeiras profissões, as danças, a culinária típica alemã, os brinquedos de madeira e as bonecas de pano. A escola representou também os instrumentos musicais e o esporte da época, a bocha.

Após, o Núcleo Educacional Municipal Professor Francisco Fausto da Luz, do Distrito de Santa Lúcia, homenageou a pátria com um breve histórico de sua comunidade, relembrando os feitos dos pioneiros que lançaram as bases para construção e desenvolvimento da sociedade atual.

O Núcleo Educacional Municipal Rudolpho Walter Schreiner elucidou sua história, iniciada em 1989 num terreno doado por Henrique Seibert. O núcleo foi inaugurado no dia 26 de junho de 1999, com o nome de Rudolpho Walter Schreiner, primeiro professor de Palmitos.

O Núcleo Educacional Municipal Ida Hilda Casella Vidori enfatizou em seu desfile a forte participação em eventos estaduais e nacional, tendo se consolidado, nos últimos anos, como um centro educativo de referência, com destacada participação em eventos regionais e nacionais.

A entidade a desfilar na sequência foi o Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA. Conta com 115 turmas e mais a coordenação do programa Brasil, Santa Catarina alfabetizada.  Neste ano letivo a escola trabalhou o projeto carbono zero que tem como objetivo estudar a emissão do carbono e fazer o restabelecimento do mesmo com a distribuição e plantio de árvores nativas.

O Polo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil – UAB – Palmitos, trouxe seus alunos dos cursos de graduação e pós-graduação, dos cursos que são ofertados gratuitamente pelas IEES federais e estaduais sendo elas IFSC, UDESC E UFSC de SC.

A Casa da Cultura Paulo Eduardo Máximo Müller trouxe os grupos de canto e corais. O canto coral une a comunidade no sentido amplo, envolvendo não só os coralistas uns com os outros, mas suas famílias e amigos.

A Academia Companhia do Corpo trouxe para a Avenida seus principais destaques: trabalha com musculação a hidroginástica, pilates ao treinamento funcional, danças a artes marciais e principalmente o atleta de 06 meses a 80 anos, para o trabalho diário em todo seu potencial e necessidades básicas.

O também marcou presença no desfile. Já são cinco anos de atuação em Palmitos. Neste Sete de Setembro, foi apresentada a magia do circo, a qual nos remete a algo incrível, nos fazendo viajar na alegria dos palhaços, nas acrobacias dos malabaristas, na beleza das cores, nas delicias e sabores que o circo nos proporciona.

O SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, antigo PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, explicou em seu desfile que este é um serviço sócio-educativo composto por ações, em horário alternado à escola, para as crianças e adolescentes retirados de situações de vulnerabilidade, ofertando atividades lúdicas, pedagógicas e culturais visando pleno desenvolvimento social, físico e mental bem como o acompanhamento familiar.

Dando continuidade ao desfile, foi a vez do ROTARACT CLUB. Este é um programa do ROTARY auto administrado e financeiramente independente, em que jovens dedicam-se a serviços humanitários e de cunho social. Os membros trabalham em prol da comunidade, fortalecendo relacionamentos pessoais e profissionais, colaborando para a compreensão e paz mundial.

A CME – Comissão Municipal de Esporte de Palmitos desfilou com vários atletas. A entidade, que faz parte da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte tem como meta proporcionar às crianças, adolescentes, jovens e adultos do município, no seu contraturno escolar e à população em geral a prática desportiva nas modalidades de futsal, futebol de campo, voleibol, handebol, basquetebol, atletismo e treinamento de goleiro, bem como oferecer o lazer e atividades físicas, proporcionando desta forma melhor qualidade de vida.

O Corpo de Bombeiros Militar de Palmitos desfilou com seu efetivo de 09 militares, tendo como comandante do 3º pelotão o Sargento Alberi Bianchet, e seus auxiliares. A corporação possui também um efetivo de 19 bombeiros comunitários ativos, preparados para auxiliar nas mais diversas atividades de bombeiros, tendo como presidente Carlos Adão Gadonski. São valorosos homens e mulheres que dedicam parte de suas horas de folga, sem remuneração, só pelo prazer de ser útil à comunidade.

E o desfile encerrou-se com o Piquete Costeiros do Uruguai, que contou sua história e passou aos presentes os objetivos enquanto preservação da cultura, como o dever de cultivar e difundir a história, a formação social, o folclore, e a tradição, como substância basilar da nacionalidade.

A Administração Municipal parabeniza a todos que desfilaram, pelo empenho em reunir seus grupos, montar materiais explicativos e contar a história da nossa gente, através de um belíssimo desfile.

 

Ediane Zanella

Departamento de Jornalismo e Marketing – Helfer Comunicação

MTB/SC 0004865

(49)3647-2391