A busca continua: Palmitos investe na recuperação após enchente

O grande volume de chuva que atingiu Palmitos e região em junho de 2014, ainda vem gerando consequências. Em um panorama geral, sabe-se que o Decreto Municipal de Situação de Emergência número 089/2014, teve a vigência de 90 dias. Depois precisou de prorrogação para mais 90 dias, sob aprovação do Decreto número 112/2014, de 10/09/2014. A Secretaria de Estado da Defesa Civil, em 25 de julho de 2014, através do Decreto nº 2.317 homologou a situação de emergência e o Ministério da Integração Nacional, através da Portaria nº 198, de 06 de agosto de 2014, reconheceu a situação como emergencial.

Após as providências iniciais, explicou o prefeito de Palmitos Norberto Paulo Gonzatti, “muitos encaminhamentos foram realizados, na busca de soluções para melhorar as condições das áreas e famílias afetadas. Na parte de assistência humanitária, foi fornecido à população de Palmitos: 230 cestas básicas; 700 litros de água; 100 Kits acomodação; 920 Kits de higiene pessoal e 150 Kits de limpeza” informou.

O plano de trabalho para reabilitação baseou-se em valores que ainda estão sendo aplicados. O valor de R$ 50.000,00, repassado pela Secretaria de Estado da Defesa Civil, foi destinado à aquisição de óleo diesel comum, convênio este assinado e com recurso disponibilizado – ainda em execução.

Via Secretaria de Desenvolvimento Regional – SDR, o montante de R$ 200.000,00 adveio de convênio assinado, acerca de contratação de horas-máquina para melhorias de infraestrutura em estradas vicinais e urbanas, limpeza de sarjetas, bueiros e recuperação de encostas do município. Este processo ainda está em fase de licitação e prevê duas etapas. A contratação de 600 horas de trabalho com máquina de Escavadeira Hidráulica e também contratação de 873 horas-máquina de caminhão equipado com caçamba basculante.

Também está em ação um plano de trabalho para reconstrução, com o objetivo de reurbanizar o Balneário de Ilha Redonda, no valor de R$ 250.000,00, cuja licitação abrirá no dia 01/10/2014 pela SDR. Muitas obras de recuperação já foram realizadas no Balneário, que foi muito atingido durante a enchente, mas ainda é necessária uma atenção especial, que virá por meio deste plano de trabalho, incluindo: plantio de flores e plantas ornamentais; Aquisição de bancos ecológicos; Aquisição de lixeiras ecológicas; Construção do portal de entrada; Guias para jardim de concreto para organização de canteiros decorativos; Recolhimento de entulhos; Serviços de pintura de meio-fios; Serviços de conserto de pavimentação com pedras de basalto; Serviços de limpeza com caminhão tanque para lavagem das ruas; Contratação de hora-máquina de Escavadeira Hidráulica para limpeza do córrego; Contratação de hora máquina de caminhão equipado com caçamba basculante; Aquisição de bloco de meio-fio em concreto; Contratação de mão de obra para limpeza de sarjetas e laterais das vias de acesso.

De acordo com o secretário de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo de Palmitos, Ricardo Rodrigues, “estes R$ 250.000,00 foram alcançados junto à Secretaria Estadual do Turismo, via SDR de Palmitos. O valor refere-se exclusivamente à reurbanização do Balneário de Ilha Redonda, incluindo instalação pública no caso das ruas. Como este processo depende de processo licitatório, torna-se um pouco demorado, por isso solicitamos a compreensão dos moradores. Nos próximos dias a o resultado da licitação será veiculado e de imediato serão iniciados os trabalhos” declarou Ricardo Rodrigues.

Outro plano de trabalho de reconstrução, do qual o município está aguardando análise, está vinculado ao Ministério da Integração, no valor de R$ 18.500,00. Em 11 de setembro, abriu através da SDR, o programa para cadastro de proposta de ações de reabilitação/recuperação. Os projetos estão em andamento para posterior cadastro da proposta, no valor de até R$ 200.000,00.

A assessora de planejamento do município Andréia Schenatto informou que a demora de alguns recursos se justifica pela burocracia. “Se alguma situação não for cumprida conforme a legislação, cabe devolução dos recursos, então tudo deve seguir a legislação. O nosso setor de planejamento, não descumpriu nenhum prazo, inclusive sempre procuramos atender com antecedência” explicou a assessora.

O prefeito Gonzatti finalizou argumentando que toda a equipe da Prefeitura de Palmitos está empenhada para agilizar e concluir os trabalhos, porém existem situações que não cabem aos órgãos públicos e acabam sendo mais demoradas do que o desejado. Tanto estas ações, como muitas outras, voltadas à todas as secretarias sempre visam melhorar a qualidade e a eficiência da gestão pública e facilitar o acesso dos recursos para promover o desenvolvimento social, cultural, educativo e econômico de nosso município.

Ediane Zanella

Departamento de Jornalismo e Marketing – Helfer Comunicação