Secretária de Educação participa de encontro em Curitiba-PR

CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO

Entre os dias 16 a 18 de julho a Secretaria de Educação Municipal, Sra.  Lenemar Penso Fraporti e a Assessora de Educação Sra. Itelvina Luiza dos Santos, participaram do 7º Congresso Internacional sobre a AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO, na cidade de Curitiba.

No evento se fizeram presente  40 professores Doutores e em Educação, contribuindo com Palestras, Mesas de Debates e Conferências, para mais de 1.200 congressistas.

Entre os palestrantes muitos com a melhor recomendação em educação no mundo inteiro, como Antonio Nóvoa de Portugal, Cipriano Luckesi do Brasil, Thereza Penna Firma, do Brasil, Philippe Perrenoud da Suiça, Mônica Gather Thurler da Suiça , Ariane Cosme de Portugal, Domingos Fernandes de Portugal, Celso Vasconcellos do Brasil, Celso Antunes do Brasil e José Eustáquio Romão do Brasil, Hamilton Werneck do Brasil, entre outros.

O tema AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO é um desafio constante, e cada educador se pergunta:

Para que avaliar? Como avaliar? Quando avaliar? Como fazer, enfim, a avaliação da aprendizagem do aluno? Como funciona a avaliação institucional? Como avaliar na Educação Infantil e Séries Iniciais? Como avaliar crianças com Dificuldades de aprendizagem? Essas e muitas outras questões correlatas, que estão presentes no dia a dia da educação, reclamam respostas, discussões e pesquisas, as quais se tornam pontos primordiais para gestores, professores, pais e alunos.

Nesta participação conseguimos clarificar e tomar consciência das limitações e das possibilidades da avaliação como uma importante alavanca de transformações e melhorias  das realidades  educativas, romper com o paradigma da transmissão do conhecimento e potencializar as competências educacionais instalando  o padrão  do conhecimento construído interativamente.