Estações de tratamento de água de Palmitos serão exemplos em Seminário Estadual

O secretário municipal de Agricultura de Palmitos, Hermes Franciscatto, participará nesta quinta-feira (4), e sexta-feira (6), do 5º Seminário Estadual de Secretários de Agricultura. O evento será realizado em Pomerode (SC) e reunirá gestores da área, de todo o estado para discutir e analisar os problemas da agropecuária catarinense, propor soluções e comprometer os governantes com a agricultura familiar.

A programação contará com três palestras referentes ao mercado do leite, legislação florestal e agricultura familiar em Santa Catarina. O Seminário terá ainda a apresentação de quatro experiências bem sucedidas no meio rural advindas da agricultura familiar e, entre elas, o exemplo da implantação de Estações de Tratamento e Distribuição de Água (ETA´s) no município de Palmitos.

O secretário de Agricultura, e o técnico agrícola Valmor Erthel, mostrarão aos presentes o desenvolvimento do modelo, que atualmente, conta com cinco ETAs instaladas no município, quatro em sistema de cooperativa e uma particular. Franciscatto diz que, com a nova estação que será construída na região Leste, o município totalizará seis ETA´s e cerca de 85% da área rural será abrangida. "Serão cerca de 750 famílias do meio rural beneficiadas com água potável e que não sofrerão mais com estiagem," salienta.

O Seminário de Secretários é organizado pelo Conselho dos Secretários de Agricultura de Santa Catarina (CONSASC), um órgão de integração de assessoramento aos municípios em assuntos da agricultura, pecuária, meio ambiente, abastecimento e agroindústria. Para finalizar, o Seminário formalizará uma carta com as principais reivindicações dos participantes para ser encaminhada aos órgãos competentes do Estado de Santa Catarina e da União.

Publicado por: Assessoria de Comunicação e Imprensa – Prefeitura Municipal de Palmitos
Jornalista Responsável: Rosângela Freitag -|MTb/SC 03142 JP|