Secretaria de Saúde de Palmitos repassa bolsas personalizadas ao programa SISPrenatal
Como uma das últimas ações frente à pasta da secretaria municipal de Saúde de Palmitos, a então secretária Ana Cristina Sangalli Biasi, repassou, na sexta-feira (30/09), ao Sistema de Acompanhamento da Gestante, SISPrenatal do município, bolsas personalizadas do programa. De acordo com Ana, os utensílios visam complementar a execução do programa em Palmitos, que atualmente possui mais de 100 gestantes cadastradas.
O SISPrenatal é uma ação do Ministério da Saúde implantado em Palmitos para oferecer as gestantes cadastradas assistência pré-natal adequada, no sentido de reduzir as taxas de morbi-mortalidade materna, perinatal e neonatal. De acordo com a coordenadora do programa no município, a enfermeira Bianca Catarina Lucca, o SISPrenatal preconiza o cadastro de 100% das gestantes atendidas pelo SUS até o quarto mês de gestação. A partir da terceira consulta as gestantes recebem ultra-som, bem como vacinação antitetânica, exames específicos e garantia de assistência ao parto.
Além disso, a secretaria municipal de Saúde promove reuniões mensais com as gestantes onde, através de uma equipe multiprofissional, repassa orientações sobre os cuidados que devem ter durante a gestação e após o nascimento do bebê. Bianca salienta que objetivo de ambas ações é assegurar o desenvolvimento saudável da gestação, permitindo o parto de um recém-nascido saudável prevenindo e/ou intervindo sobre irregularidades que comprometam a saúde da mãe e do filho.
Publicado por: Assessoria de Comunicação e Imprensa – Prefeitura Municipal de Palmitos
Jornalista Responsável: Rosângela Freitag -|MTb/SC 03142 JP|
(49) 3647-9622 / (49) 9906-2127