Fortes chuvas causam estragos e transtornos no município de Palmitos

As fortes chuvas que não deram trégua entre a noite de quarta-feira (12) e a manhã da quinta-feira (13) ocasionaram dificuldades, transtornos e prejuízos em diversos pontos de Palmitos. Dados preliminares da secretaria municipal de Agricultura apontam que em 12 horas choveu, em média, 150 milímetros em Palmitos. O prefeito Norberto Paulo Gonzatti, informou que o levantamento efetuado pelas equipes da prefeitura apontou que todas as regiões do município, do interior à cidade, foram atingidas.    De acordo com ele, Já nesta sexta-feira (14), a prefeitura acionou a Defesa Civil do município para buscar medidas que possibilitem declarar o município em situação de anormalidade.

Estradas no interior são danificadas

Durante todo o dia de quinta-feira (13), equipes da secretaria municipal de Estadas e Rodagens, circularam pela zona rural para levantar dados e analisar a real situação dos estragos. De acordo com o secretário do DMER, Antenor Rigoni, todas as estradas do interior, gerais, secundárias e acessos foram danificadas. "Pontes e pontilhões foram destruídos, localidades ficaram sem acesso e estradas ficaram intransitáveis, impossibilitando, inclusive, a passagem do transporte escolar." De acordo com ele, a equipe do DMER agiu rápido impendendo que a situação de agravasse. "Teremos que refazer a maior parte das estradas do interior do nosso município, será um trabalho de reconstrução," destacou Antenor.

Pontos da cidade ficaram alagados

Diversos pontos da cidade de Palmitos também ficaram alagados. De acordo com o secretário Antenor, a população se assustou com a precipitação e a chuva invadiu casas, entupiu bueiros, provocou deslizamentos e ruas ficaram intransitáveis. Os maiores estragos foram nos arredores dos bairros Santa Terezinha e Aurora.  Conforme o secretário, a situação se agravou devido o acumulo de lixo e resíduos jogados nas ruas e no rio Palmitos.

Chuva na Região

A chuva que atingiu Palmitos foi causada por sistema de baixa pressão que se formou no Paraguai e se espalhou por toda a região Oeste do Brasil. Outros municípios da região Oeste de SC como São Miguel do Oeste, Maravilha, Iporã do Oeste, Caxambú do Sul, Chapecó e Seara também registram estragos.  O prefeito Norberto Paulo Gonzatti diz que o município Palmitos encaminhará relatório para a Defesa Civil do Estado, comunicando a situação em relação às chuvas no período e solicitando apoio.