Prefeitura de Palmitos repassa apoio financeiro a mais duas empresas do município

A administração municipal de Palmitos, através da secretaria de Indústria, Comércio, Serviço e Turismo, efetuou durante esta semana, o repasse de incentivos financeiros a duas empresas palmitenses dos ramos de confecção têxtil e de soluções de limpeza. A ação teve como base o Programa de Incentivo a Empresas de Palmitos, instituído através de Lei Municipal. De acordo com a secretária Márcia Rejâne Hirsch, as empresas beneficiadas Akanã Indústria e Comércio de Confecções Ltda. e Sancapel Soluções para Higiene Profissional Ltda. contribuem efetivamente com o desenvolvimento econômico e social do município. As duas juntas somam, hoje, 70 empregos diretos em Palmitos. Com os subsídios uma das contrapartidas é gerar mais 32 empregos nos próximos meses.

A secretária explica que o Programa de Incentivo a Empresas de Palmitos permite que empresas instaladas no município recebam benefícios financeiros, locação de imóveis, e prestação de serviços. Para receber os subsídios os responsáveis devem se inscrever na secretaria de Indústria, Comércio, Serviço e Turismo e apresentar uma série de declarações que justifiquem o repasse do apoio. Para poder receber os investimentos, as instituições passam por um rigoroso processo de seleção através do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Palmitos (Codepal) e posterior aprovação na Câmara Municipal de Vereadores. Márcia salienta que maiores informações podem ser obtidas na Lei no 3.027/2006, disponível para consulta no site da prefeitura http://www.palmitos.sc.gov.br/, link Leis e Decretos.

Para o prefeito Norberto Paulo Gonzzati, as duas últimas instituições beneficiadas com o Programa são grandes empresas palmitenses que movimentam diferentes setores e garantem empregabilidade e movimentam a economia do município. De acordo com ele, os incentivos as empresas que possuem grande representatividade no município é fundamental. "É dever do órgão público dar condições as instituições cujo seu desenvolvimento também gera emprego, renda e movimentação econômica, alavancado a economia e o progresso do município." destacou  o prefeito.

Empresa de confecção têxtil Akanã recebe incentivo mensal

Na segunda-feira (10), o governo municipal realizou a entrega oficial do incentivo a empresa Akanã Indústria e Comércio de Confecções Ltda. O benefício foi aprovado por meio de Lei Municipal se constitui no pagamento da locação mensal do imóvel que abriga a empresa. A secretária Márcia salienta que o abono será de 24 meses, sendo que, neste período a emprese deverá atingir a meta de contratação direta de mais 20 profissionais. "O incentivo já trouxe resultados para a Akanã que efetuou o contrato de mais nove pessoas," destacou a secretária.

Durante o ato de repasse oficial do subsídio, uma equipe do governo municipal e representantes da Codepal, realizaram, ainda, uma visita às instalações para conhecer a organização estrutural e funcional da empresa. A Akanã Indústria e Comércio de Confecções Ltda está situada na Rua Visconde do Rio Branco, possui um espaço de 351 metros quadrados. A empresa atua no município há cerca de 30 anos, sendo há 10 anos administrada pelo empresário palmitense Ruben Fritz Prass. A Akanã possui um quadro funcional de 59 pessoas empregadas, todas do município de Palmitos. Somando todas as confecções próprias e facções, a média da produção mensal é 10 mil peças que são enviadas para todo o Brasil e também para o exterior.

Incentivo financeiro é repassado à empresa de soluções de higiene Sancapel

O prefeito Norberto Paulo Gozantti e a secretária de Indústria, Comércio, Serviço e Turismo, Márcia Rejâne Hirsch, visitaram na terça-feira (11), a construção da sede própria da empresa Sancapel Soluções para Higiene Profissional Ltda. Na ocasião os gestores municipais efetuaram a entrega oficial de um incentivo financeiro aos responsáveis pela empresa. O apoio, que passou pela aprovação da Codepal e pela Câmara Municipal de Vereadores, se constitui no pagamento da instalação do sistema de tratamento de água para a lavanderia da empresa.

"Em contrapartida, entre as obrigações da Sancapel será gerar, no período de um ano, 12 empregos diretos no município," explicou Márcia. A secretária lembrou ainda que, além do incentivo financeiro, a administração municipal já disponibilizou 40 horas/máquina para terraplanagem da nova sede da empresa, além de 108 cargas de terra.

A Sancal Soluções para Higiene Profissional, atualmente é referência no estado de Santa Catarina na área de saúde, por ser distribuidora exclusiva de uma das maiores empresas do mundo, referência em produtos para o controle de infecção. De acordo com os proprietários, a Sancapel representa marcas com exclusividade, sendo em sua maioria, multinacionais, o que exige rigoroso acompanhamento de qualidade. Hoje, a empresa possui 11 funcionários na matriz de Palmitos, e quatro na filial em Criciúma. Com a construção da sede própria, localizada às margens do início da SCT-497, que dá acesso ao Balneário Ilha Redonda, e ainda, com o fechamento de recentes contratos, a Sancapel estima um crescimento de 80%.

Publicado por: Assessoria de Comunicação e Imprensa – Prefeitura Municipal de Palmitos
Jornalista Responsável: Rosângela Freitag -|MTb/SC 03142 JP|